05 novembro 2013

Sob o signo de Amadeo / Gulbenkian


As vanguardas europeias e a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, o pioneiro do Modernismo em Portugal e uma das grande referências da arte do século XX, são o cerne de um ciclo internacional de conferências a decorrer em novembro, em paralelo à exposição comemorativa dos 30 anos do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, intitulada "Sob o signo de Amadeo. Um século de arte", a incluir no roteiro das visitas ou dos passeios à cidade das sete colinas até ao dia 19 de janeiro de 2014. Tome nota dos ciclos e das respetivas datas:
• 7 de novembro / Fotografia: Com Jorge Ribalta, curador do Centro de Arte Reina Sofia, de Madrid; Blake Stimson, professor na Universidade de Illinois, EUA; e Paul Strand, fundador do modernismo fotográfico americano, será a figura central das duas comunicações. Modera a sessão Margarida Medeiros, do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem da Universidade Nova de Lisboa e crítica de arte.
• 14 de novembro / Modernismo e Vanguardas: Com Annika Öhrner, professora na universidade sueca de Södertörn, e Helena de Freitas, da Fundação Gulbenkian.
• 21 de novembro / O impacto da Guerra na história da arte: Com Patricia Leighten, docente da Duke University, EUA, Joana Cunha Leal, do Instituto de História de Arte.
• 28 de novembro / Filosofia: Com Mark Antliff, professor na Duke University, EUA, Maria Filomena Mónica, professora no Instituto de Filosofia da Linguagem. 
As conferências acontecem numa das galerias do Centro, em pleno espaço reservado à exposição, com as obras de Amadeo de Souza-Cardoso em pano de fundo. A ir! 

Imagem: Sem título (Clown, Cavalo, Salamandra), c. 1911-12_Amadeo de Souza-Cardoso / Coleção do CAM/FCG

Sem comentários: