27 novembro 2013

Novo chef. Nova carta / Bica do Sapato


Em outubro passado, a cozinha do tão badalado Bica do Sapato, em Lisboa, abriu as portas a um novo chef, que já tinha passado por este lugar à beira Tejo, em 2001, no início da sua carreira voltando, agora, à casa de partida. Falamos de Alexandre Silva, que executa um trabalho versado na gastronomia contemporânea, com reserva marcada pela tradição portuguesa e pela criatividade, valor demarcado nos dias de hoje, bem como pela forte aposta nos sabores genuínos, protanogistas num almoço descontraído com vista para o rio.


Para começar, o agora chef executivo Alexandre Silva apresenta Vieira salteada com puré de aipo, zeste de laranja confitada, servido n'"A alfacinha dos caracóis", peça criada pelo divertido Laboratório d'Estórias, prato que faz jus ao propósito deste início de refeição, divertir o palato, em hamornia com um Espumante Herdade do Esporão 2012. Na entrada, a escolha recai num Escalope de foie gras com tatin de marmelo, redução de Madeira e corn flakes, duplo paradoxo de rima primorosa, aventurado na companhia de um Herdade dos Grous Late Harvest 2010.

Ao mar, o chef foi buscar o Pregado que levou ao formo e juntou a um deleitoso arroz de boletus, os cabeças negras da Serra da Estrela, e molho de batata olho de perdiz para, por fim, o combinar com um Esporão Reserva branco 2012. Chega a vez da carne, protagonizada por Presas de porco alentejano recheadas com figos secos, molho de figos e "batata paciência", um prato guloso que casa bem com o outono e com um Esporão Reserva tinto 2011. 

 Na doce ligação com o açúcar, o Vinho do Porto Quinta dos Murças 10y. suspira ao lado do Suspiro recheado com frutos vermelhos e framboesa; e o Covelinhas Old Tawny encanta, num deleite consensual, na união perfeita com Parfait gelado de ameixa d'Elvas com sorbet de tangerina, o doce q.b. combinado com a frescura e a acidez da fruta de outono, para terminar em grande. Num espaço acolhedor, revestido de uma contemporaneidade sem limites e uma decoração arrojada, o cartão de visita de um espaço que prima por uma elegante irreverência desde os primeiros tempos: o Bica do Sapato. A ir e experimentar, porque a carta reserva outras surpresas! A propósito, já tem planos para o repasto de hoje à noite? Sobretudo desde há pouco mais de um mês, no andar de cima, com o Sushi Bar, sob a batuta de João Duarte. Quem vai provar?

Sem comentários: