27 novembro 2013

Sabores de outono no Le Jardin / Embaixada


Sobre o novo spot lisboeta situado no secular Palacete Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real, em Lisboa, já todos leram. Embora não seja demais relembrar o conceito inovador da Embaixada que acolhe mais de uma dezena de lojas de marcas nacionais – todas elas merecem uma visita –, reserva espaço para a cultura e dispõe de lugares comuns para exposições temporárias. 
Para já mantemo-nos no piso 0, onde o Le Jardin, nome inspirado no Jardim Botânico, apresenta a carta de outono, o convite a uma viagem pela gastronomia portuguesa e mediterrânea, para petiscar ou um repasto mais demorado e vinhos a copo, conceito que regressa nos dias de hoje despido de preconceitos. Em cima da mesa, o pão da casa mergulha, em suaves gestos, no azeite e vinagre balsâmico ou faz-se acompanhar de um deleitoso hummus, para apreciadores. 

Bacalhau macerado em três citrinos, coullis de vinagre balsâmico e passas

Depois de divertir o palato com os sabores da terra, sugerimos o Creme aveludado de curgetes com queijo de S. Jorge seguido de um Bacalhau macerado em três citrinos, coullis de vinagre balsâmico e passas, para contrabalançar a acidez cítrica com o doce da uva-passa. 

Tiborna de pimentos e sardinha

E porque a maré é de petiscos, recomendamos a Tiborna de pimentos e sardinha, para recordar um pouco o verão neste dias frios de outono, ou Cogumelos recheados com queijo e presunto, perfeito para aquecer a alma. 

Ovos mexidos com alheira e estaladiço de centeio

O mesmo podemos dizer sobre os Ovos mexidos com alheira e estaladiço de centeio, terminando com um Supremo de salmão com xarem de bivalves, uma verdadeira ode ao mar, perfeito para o jantar, e uns Lombinhos de porco com tumbet. E há mais para degustar em harmonia com os vinhos da Herdade do Esporão e Quinta dos Murças, desenhados pelo enólogo Luís Pato, num ambiente tranquilo e muito acolhedor, em pleno coração da cidade das sete colinas. Para ir e perder-se no tempo, pois há muito para ver.

Sem comentários: