17 outubro 2013

Yatchs by Zaha Hadid


A arquiteta Zaha Hadid, a quem dedicamos um artigo na Mutante 16, desenhou SuperYatchs para a Blohm+Voss e o traço dela é tão explícito que, cremos, que nem era preciso dizer quem os tinha desenhado. É uma família de cinco protótipos cumprindo todas as exigências técnicas de um iate construído, para construir, todo o design respeita dinâmica de fluídos e os ecossistemas subaquáticos, e procura aperfeiçoar a hidrodinâmica do casco das embarcações. Do casco nasce e cresce o exosqueleto, uma estrutura entrelaçada de suportes, variáveis na espessura, que dão não só uma estética Hadid ao iate, mas também um desenho natural que evoca os sistemas estruturais orgânicos marinhos, como os corais, ligando desta forma os vários patamares que constituem os iates.
O Yatch JAZZ 90m é o primeiro iate, de cinco unique iates, que teve a mão detalhada e tecnicamente especializada dos arquitetos navais da Blohm+Voss, dando ao trabalho exímio de Hadid refinamentos técnicos para lidar, na perfeição, com as especificações exigidas a um iate nas travessias oceânicas. Além do JAZZ foram criados mais quatro iates para satisfazer os desejos bem personalizados de outros designados proprietários, tornando cada iate único e com um layout que corresponderá ao traço inconfundível de Zaha Hadid com desejos dos proprietários (haverá maior luxo que ter um iate só nosso, feito por Hadid?). 
O processo de design destes cinco iates é o resultado de uma colaboração Blohm+Voss e ZHA (Zaha Hadid Architects) a trabalharem em equipa para a concepção de uma nova geração de iates que desafiam o desenho, os mares e a arquitetura naval, indo à procura do limite dos desafios da tecnologia e da inovação, trazendo a arquitetura de ZHA para a água. 

Renders © Zaha Hadid Architects.

Sem comentários: