16 setembro 2013

Há cinema documental nos Açores


Depois de Serpa, o Doc's Kingdom – Seminário Internacional sobre Cinema Documental abre um novo ciclo nos Açores, com a primeira edição nas ilhas do Faial e do Pico, a mais internacional de sempre, reunindo mais de uma centena de participantes de 15 nacionalidades diferentes, incluindo inscritos, bolseiros, voluntários, organizadores e realizadores convidados. Objetivos? Promover o diálogo de realizadores de primeiro plano com autores novos ou menos conhecidos, e o cruzamento entre gerações de cineastas, espetadores, estudantes, críticos e investigadores. E um detalhe: A inexistência de um programa antes do seminário. Ou seja, os participantes entram no Teatro Faialense, da célebre "ilha azul" sem saber que filmes vão ver, após os quais os mesmos são debatidos com os autores dos filmes numa sala da Casa-Museu Manuel de Arriaga. 
A abertura aconteceu ontem, dia 15 de setembro, com a projeção do filme "The forgotten space" (2010), de Allan Sekula e Noël Burch, estando a segunda agendada para esta quarta-feira, 18 de setembro, às 21.30 horas, data em que é projetado o filme "O homem do mar" (1934), o clássico de Robert Flaherty filmado nas ilhas de Aran, ao largo da costa ocidental da Irlanda, precedido por "Adormecido" (2012), um documentário experimental de Paulo Abreu, filmado no vulcão dos Capelinhos. No encerramento do seminário é exibido "Stemple pass" (2012), de James Benning, professor na CalArts há 25 anos.
O seminário, organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário e pela Azores Film Commission, continua até o próximo dia 20 de setembro de 2013. Uma sugestão interessante para quem está ou tem viagem marcada neste dias aos Açores.

Sem comentários: