10 setembro 2013

Encontro entre cinema e arquitetura / Arquiteturas Film Festival Lisboa


Urbanismo, ecologia, sociedade, design, história, utopia, tecnologia. São estes alguns dos temas abordados nos filmes da primeira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa. Ao todo são exibidos 110, provenientes de vários países dos quatro cantos do mundo, numa lista composta por documentários, ficção, filmes experimentais e animação, com distinção determinada nas categorias de Melhor Filme, Melhor Curta, Prémio Audiência, Lusofonia e Novos Talentos. O prémio traduz-se na integração dos filmes vencedores no Circuito Itinerante, que irá passar por diversas cidades dentro e fora de portas. 
Em paralelo, decorre um programa preenchido por diversas iniciativas: Conversas informais entre arquitetos e realizadores de cinema; o Architects Book Project, com mais de 200 short clips sobre o papel ficcional do arquiteto no cinema; o Modern Architecture Game, um Trivial onde o pode testar os seus conhecimentos de arquitetura; uma visita guiada pelo arquiteto Rui Mendes ao bairro de Alvalade, onde existem locais que serviram de cenário em filmes portugueses; uma exposição de fotografia que documenta o papel da Arquitetura nas artes visuais em Portugal; uma sessão de Speed Networking. E uma vez que os mais novos são um público muito curioso, o festival criou um atelier que lhes é destinado pois, afinal "Porque é que uma cidade é uma cidade?". Neste espaço, as crianças são desafiadas a construír uma cidade em planta, a qual é filmada em Stop Motion com a ajuda da arquiteta Rita Catarino. 
Tudo acontece entre 26 e 29 de setembro, o Cinema City Alvalade, em Lisboa. Mas ainda antes da inauguração, há lugar para a performance audiovisual dos Overlap, intitulada "Places that dance", agendada para dia 14 (sábado) no MusicBox, às 22.30 horas; e no dia 19 (quinta) às 22 horas, a Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, é palco de uma conversa com o realizador João Pedro Rodrigues, após a exibição da sua curta metragem "A manhã de Sto. António", cujo cenário é o bairro de Alvalade. Já anotou na agenda?

Sem comentários: