05 março 2013

A Monstra invade Lisboa / 2013

O melhor do cinema de animação mundial presta, este ano, um tributo à cinematografia de dois países: Brasil e Espanha. Falamos da 12.ª edição da Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, com arranque agendado para 7 de março. Esta é a data marcada pela retrospetiva do Brasil, através da exibição de mais de uma centena de filmes brasileiros e da homenagem ao cineasta baiano Chico Liberato, de 72 anos, desde "Boi Aruá" (1983) a "Ritos de passagem" (2012). A partir de dia 11 de março há registo de um programa preenchido por películas do País Basco, da Comunidade Autónoma de Madrid, Galiza, Valência e Catalunha, além da homenagem ao realizador espanhol – e pai da filmografia catalã/espanhola, em particular do cinema de animação do país vizinho –, Segundo de Chamón, por ocasião da comemoração dos 105 anos de "Hotel eléctrico" (1908). 
 Do Japão chega a retrospectiva do jovem realizador Mirai Misué, que vem a Lisboa para apresentar os seus filmes e fazer uma masterclass sobre a sua obra, e a estreia de "From up on Poppy Hill" (2011), de Goro Miyazaki, na categoria de Competição, na qual está "A letter to Momo" (2012), de Isao Takahata, que traz também "Grave of the fireflies" (1988). Na lista consta ainda a retrospetiva de Mirai Mizue (jurista na secção Internacional Longas) e "The mystical laws" (2012), de Isamu Imakake. 
No panorama geral, o destaque vai para a criação do Prémio Produção, com o intuito de apoiar a produção do melhor filme nacional, e para a distinção SPA / Vasco Granja que, pelo segundo ano consecutivo, integra a competição portuguesa. Da história do cinema de animação, é exibido o célebre filme "Quem tramou Roger Rabbit" (1988), de Robert Zemeckis, e "Akira" (1988), do japonês Katsuhiro Otomo. 
Mas há muito mais. E a Monstrinha, claro! Dirigida à pequenada e ao público jovem, com mais de cem sessões, durante a semana, em três escolas de Lisboa e, ao fim de semana, para pais e filhos, sem esquecer os ateliers, onde a pequenada é convidada a dar os primeiros passos na sétima arte dedicada à animação. A não perder: "Brichos" (2012), "Kirikou e a feiticeira" (1988) e a Monstrinha do Brasil [13 curtas], entre oturos. Anote na agenda: A ir de 7 a 17 de março, nas salas do cinema São Jorge e City Alvalade, e na Fundação Calouste Gulbenkian. Aqui, a animação junta-se às artes prlásticas, com a exibição de curtas de animação na presença de alguns dos seus realizadores [15 e 16 de março]. Obrigatório!

Sem comentários: