17 agosto 2012

Matisse to Bourgeois | MoMA

Jasper Jones. Flags I. 1973. Screenprint, 27 3/8 x 35 1/4'' (69,5 x 89,5 cm). Publisher: the artist and Simca Print Artists Inc., New York. Edition: artist's proof before the edition of 65. The Museum of Modern Art, New York. Gift of Barbara Bertozzi Castelli, New York 2011. © Jasper Jones / Licensed by VAGA, New York. 
Uma coleção de um museu como o MoMA está em constante evolução, não é nem pode ser estática. Novos grafismos, novas cores, novos trabalhos se vão adicionando e, como resultado, surge New to the Print Collection: Matisse to Bourgeois, patente até dia 7 de janeiro de 2013, no MoMA. Esta exposição apresenta cerca de 80 gravuras e livros de artistas, de 1881 a 2011, que o museu adquiriu nos últimos dois anos. Um dos destaques inclui Flags, na imagen, de Jasper Jones, uma impressão sobre tela, marco conhecido da Art Pop americana. Depois há os imensos Matisse, Picasso, Ensor... Tudo a contribuir para enriquecer a coleção e para colmatar vazios que há muito se queriam preenchidos no MoMa. Inaugurada em novembro 1929 e com mais de 50 mil obras a seu cuidado, a Print's Collection mostra até janeiro as suas nossas aquisições para deleite de todos. A quem anda por Nova Iorque, dê um pulo ao MoMA e passeie de Matisse a Bourgeois passando por tantos outros.

2 comentários:

Rocio disse...

MOMA impressionante é um dos melhores museus de lá porque ele evolui ao longo dos anos, assim que eu vê-lo com outros olhos, porque eu também sou um print artist e me sinto incrível o que acontece neste museu.

Sara Quaresma Capitão disse...

Obrigada pelo comentário e uma boa visita pelo imenso MoMA.

Equipa Mutante