Ogre é um projeto musical que juntou cinco músicos distintos, de realidades sonoras não coincidentes, que aqui formam um todo, um som melodicamente coerente. A voz inconfundível de Maria João junta-se a Júlio Resende, João Farinha, André Nascimento e Joel Silva neste projeto de jazz de fusão, onde o propósito é criar um "encontro promíscuo entre animais acústicos e máquinas digitais". Novas sonoridades do mundo jazz, exploradas por músicos conceituados. Os Ogre apresentam, ao vivo, em concerto, o album de estreia Electrodoméstico, inserido no Portugal Jazz - Festival Itinerante de Jazz. É a não perder no dia 3 de fevereiro, pelas 21h30m, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.
Sintra recebe a exposição “Camilla Watson – Mistérios de Monserrate”. Um enigmático enredo fotográfico, com imagens impressas em papel de algodão, as quais retratam o olhar atento sobre o belo e a magia do romântico jardim e do deleitoso palácio do século XIX.
Para quem não se recorda, lembramos que a fotógrafa britânica Camilla Watson tem desenvolvido atividades com a comunidade da Mouraria, em Lisboa, as quais consistiram na impressão de fotografias dos moradores diretamente nas paredes das casas. Uma obra-prima criada no âmbito dos projetos “Tributo” e “Dentro-Fora/Passado-Presente”, integrados na iniciativa “TODOS 2010” e "TODOS 2011".A exposição em Sintra está patente, no Palácio de Monserrate, entre 3 de fevereiro e 25 de março. Marque na sua agenda.
Para acabar o mês de janeiro, num ambiente distinto, fica no ar coleção Macro Knit, da MissoniHome, para o ano 2012. Novas combinações, novas fórmulas, novos formatos e mais a fusão de refrescadas inspirações e técnicas... Geometria exata e fantasia sonhada numa palete de cores pictórica: base fundamental! Cores que são vibrantes e um padrão que é reinterpretado, sempre, com um sofisticado dinamismo. Sim, tudo isto é apenas uma coleção. Hoje, deixe-se levar pelo efeito tricô onde listas e zigue-zagues são desenhados e estampados através de uma geometria tricotada, com a mestria excecional da MissoniHome.
Um novo must have para a mulher atual. Vernis in Love, da Lancôme. A reinterpretação da elegância para esta Primavera. Disponível em 17 tons gulosos e, ao mesmo tempo, divertidos, o verniz apresenta um brilho único e é incrívelmente resistente. Qual a sua cor preferida?
Rosa Reis e Susana Paiva. Duas fotógrafas profissionais, ambas amplamente conhecidas no âmbito da fotografia documental e de autor. Uma temática – a urbanidade e a arquitectura; a presença da cor; o tratamento das fotografias, dimensões e porte.
"Fundação Champalimaud. Pesquisas no espaço" é o retrato captado pela lente de Rosa Reis, que procura inspiração nos espaços em construção, onde a fotografia denota apetência pela volumetria. Com "Untitled#01| a partir de Ceci n'est pás" Susana Paiva estabelece, por sua vez, um estado de inspiração mental enquadrado no mistério.
A exposição de fotografias inéditas começa a 2 de fevereiro e está patente até 17 de março, na galeria Bloco 103, em Lisboa. Para os dias 3 de fevereiro e 9 de março estão agendados encontros com as autoras no referido espaço. Anote na sua agenda!
Fevereiro à porta e tudo se enamora, tudo seduz... tudo diz l'amour! A Louis Vuitton, que não necessita de apresentações para os eternos amantes do glamour, também não fica indiferente ao mês que se avizinha. Para tal, criou um porta-chaves para o seu castelo, carregado com três corações. Um dourado, outro com a lendária tela listada e um outro com a assinatura do seu amor na moda: Louis Vuitton. As cores, são as da paixão: Amarante, Pomme d'Amour e o brilho dos dourados... Onde fica o seu château?
Eles estão mesmo de volta! Dia 2 de fevereiro, nas salas de cinema do país. Um filme que embala na saudade, com bom humor à mistura, encaixado num cenário repleto de música muito 70's.
It's time to meet the muppets… e embarcar na aventura que reúne todas as personagens mais divertidas do mundo: os marretas! Um longa metragem com muita ação, heróis e riso. Tudo para salvar o velho estúdio dos Marretas. Mas será que conseguem? Manamana!

Que lhe parece um apartamento, com 150 m2, para passar uns dias em Barcelona? El Palauet Hotel, num edifício desenhado por Pere Falqués, contemporâneo de Gaudí, fica na badalada avenida de Barcelona, no Passeig de Gràcia. Cada sumptuoso apartamento tem duas suites, duas casas de banho, sala de estar, sala de jantar, cozinha, escritório e terraço, são 6 apartamentos no total. A suite Tibidabo, imagem, tem umas irresistíveis vistas para o Mosteiro de Pompeya e para a montanha que lhe dá o nome: Tibidabo. O edifício do El Palauet, que data de 1906, foi todo remodelado com o respeito máximo pela estética original e génio criativo de Falqués: estuques rebuscados, vidraças florais, ferro forjado ornamental, madeira esculpida, mosaicos únicos... Tudo, meticulosamente, recuperado. No contraste com a memória clássica Nouveau o preenchimento contemporâneo com mobiliário Eames, Saarinen, Platner, Jacobsen, Starck, Citterio ou Rohe. Requinte e ostentação com a subtileza necessária para um luxo equilibrado, no grupo Design Hotels. E se ao fim do dia quiser relaxar no terraço, aproveite o Spa com vista panorâmica sobre esta capital cultural do Mediterrâneo...
A música de Rodrigo Leão sobe, uma vez mais, ao palco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com "A Montanha Mágica". Motivo de júbilo para quem tem o prazer de ouvir e sentir as mais encantadoras melodias do conhecido e reconhecido compositor português. Um evento a não perder, amanhã, pelas 21 horas! Já tem o bilhete?
Cristal violeta e prata, com assinatura de Aude Lechère, para a marca francesa Baccarat. Um jogo de cores contrastantes, entre 4 disponíveis. Elegância e simplicidade numa pulseira para usar em qualquer ocasião, a qualquer hora... É um murmúrio, que representa o claro e o escuro da natureza; é um murmúrio, das folhas de carvalho que seguram o puro cristal... Les Sous Bois, a mais recente coleção murmurada pela Baccarat.
O ciclo Músicas do Mundo, da Fundação Calouste Gulbenkian, recebe Goran Bregovic e o espetáculo-concerto "Margot, memoires d’une reine malheureuse".
Conhecido pelas bandas sonoras que compôs para "Tempo de Ciganos" (1988) e "Underground" (1995), ambos de Emir Kusturica, ou "La Reine Margot" (1994), de Patrice Chéreau, o músico e compositor bósnio leva ao palco do grande auditório, da Fundação Calouste Gulbenkian, o recital inspirado nas memórias da Rainha Margot. Um texto declamado pela atriz Ana Moreira e acompanhado pela introspeção e pela extravagância singular do som dos Balcãs da Orquestra de Casamentos e Funerais.
O espetáculo está agendado para 6 de fevereiro, pelas 21 horas. Reserve o seu bilhete para um serão memorável!
A Fisheye 2, bem conhecida pelos fãs e adeptos do mundo LOMO, tem nova vestimenta: GOLD! Quem diz que nem tudo o que reluz é ouro, aqui engana-se. Esta divertida máquina analógica, filme 35mm, sofreu um brilhante make-over, pelo próprio Mister Goldfinger, que até lhe acrescentou uma corrente bling bling em gold. Esta máquina já causa muito rebuliço, sendo um must have de festas badaladas e ocasiões especiais.
P.s.: as suas amadas e estimadas perspectivas em olho de peixe continuam iguais a si mesmas, apenas brilham mais na altura do smile. Pronto para brilhar?!
Um edifício de estilo neoclássico francês, de 1928, totalmente remodelado, situado num dos bairros boémios da Cidade do México, alberga o Design Hotel - Condesa df. A arquitetura tem a mão de Javier Sánchez e os interiores a batuta da afamada India Mahdavi, tudo preenchido com arte de Betsameé Romero. É um hotel com um estilo cosmopolita, contemporâneo, eclético, mergulhado na cultura mexicana, e está bem no coração de uma cidade que transpira cultura, vida e emoção. O apetecível restaurante prende-nos com um pátio interior de linguagem minimal, intimista, temperado com pratos de fusão japonês-mexicano. No topo, no quarto piso, somos presenteados com um terraço, que percorre a planta do edifício, onde podemos desfrutar de umas vistas sublimes sobre o castelo Chapultepec e sobre o Parque Espanha, um espaço único na cidade. Com todos estes pormenores, e outros mais, só poderia ser membro do grupo Design Hotels™... E prender-nos ao primeiro olhar. As próximas férias, são no México?
Sim! Hoje! Tenho tudo pronto. Certamente que três malas chegam… Na pasta vai o computador, a máquina fotográfica, as baterias… E necessaire, claro! Tudo da Loewe. Da cor que eu gosto, com elegância no detalhe… Respira Primavera! Viajamos?
Há quatro novos volumes BIS, da Leya, a coleção de livros de pequeno formato onde encontra grandes títulos clássicos e contemporâneos da literatura nacional e mundial. Um mundo de saber para conhecer e experienciar. Página a página.
Da recente série de títulos, disponíveis a partir de sábado, dia 28 de janeiro, destacamos o romance "O bom inverno", do escritor João Tordo, e "Sputnik, meu amor", um clássico de um autor de culto, Haruki Murakami. Duas histórias envolventes que se traduzem em duas boas razões para pôr a leitura em dia.
São as raízes os alicerces de uma partilha a dois. Momentos inesquecíveis que preservam as memórias arraigadas na alma e no coração.
Raízes é também o nome da coleção de jóias elegantes, da qual destacamos a beleza do colar em prata com pérolas. A sugestão da Anselmo 1910 para 14 de fevereiro. Consegue resistir até lá?
O amor proibido nas palavras do poeta e escritor britânico William Shakespeare. Romeu e Julieta. A obra prima do mestre da dramaturgia imortalizada pelo teatro e pelo cinema. Uma história que se repete a cada dia, a cada minuto, a cada segundo… E uma inspiração para a TOUS. A marca espanhola sugere a mais recente coleção de pendentes dedicada ao Dia de São Valentim, nas versões de prata, ouro e ouro com diamantes. Peças delicadas e glamorosas para oferecer com amor…
Já sabe em que direção segue a seta do Cupido?
A Fabergé, renomada casa de alta joalharia, lança a coleção limitada Valentine's Gifts fit for a Tsar. Fabergé carrega consigo uma herança ligada a algumas das maiores histórias de amor, do mundo. Na corte imperial russa, os ovos de Fabergé eram oferecidos como símbolos de afeto e amor. A história mais conhecida será, sem dúvida, a do czar Alexandre III que, em 1885, encomendou a Fabergé um ovo jóia para oferecer à sua mulher, a imperatriz Maria Feodorovna. O ovo representava o seu amor eterno e compromisso para com ela, para tal, escondeu, dentro do ovo, um pingente de rubi. Hoje, Les Favourites, da Fabergé, cria esta coleção, para o Dia dos Namorados, onde se incluiu este Cadeau Oeuf em ouro polido, amarrado com uma exuberante fita de diamantes, presa por um delicado laço. Lá dentro, aquilo que quer ler e ouvir, dias sem fim... Três pingentes, com as seguintes gravações: I love you, Je t'aime, Ti amo...
Já por aqui falámos de Estrada de Palha, quando a estrada era a norte. Voltamos a falar na estrada, que agora se percorre no centro, em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente, dia 30 de janeiro, pelas 21h30m.
Rita Redshoes & The Legendary Tigerman continuam a percorrer estradas para apresentarem, ao vivo, este trabalho que realizaram juntos, a banda sonora do filme Estrada de Palha, de Rodrigo Areias. Hoje, deixamos umas palavras desta dupla: "Foi com grande paixão que procurámos instrumentos estranhos e maravilhosos, como o Marxophone, o Violin-Uke e a Violin-Harp e os cruzámos com outros de uso mais tradicional, como a Guitarra eléctrica e a Guitalele". Uma experimentação de sonoridades únicas, exclusivas, a não perder, no TAGV.
Paixão. Desejo. Amor. Segredos eternos partilhados ou sentimentos ocultos na alma, no coração… Aos apaixonados, a Montblanc sugere uma pulseira concebida especialmente para a data que celebra o Dia de São Valentim.
Já imaginou alguém oferecer-lhe tão delicado objeto?
É já no próximo sábado, dia 28 de janeiro, pelas 21h30m, que Adam Hurst vai encher de música o Teatro Académico Gil Vicente. Hurst e o seu violoncelo são um só, um é continuação do outro. São um corpo, uma "voz" apaixonante. Muitos consideram a sua música assustadora, mas ao mesmo tempo etérea, evocativa e romântica. A sua música tem vindo a fazer parte de documentários, filmes de arte, filmes independentes... E bailados contemporâneos. Mais recentemente, Adam Hurst, participou no Bram Stoker International Film Festival, em Inglaterra, e finalmente vem a Portugal, após um reportório de originais espalhados por 9 albúns, para um concerto que, segundo os críticos, será "absolutamente imperdível". Ou seja, não deixe de ir ao TAGV, em Coimbra, ouvir este premiado compositor e violoncelista, que dá vida a histórias em forma de música.
Caixa em aço cinza fosco. Pulseira envelhecida. Tons neutros. A descrição está à vista. Assim como as linhas sóbrias e elegantes que definem o Vintage WW1-92 Military, da Bell & Ross. A sugestão para o Dia dos Namorados da Anselmo 1910, data aguardada por muitos casais… Tique-taque. Está quase a chegar! Ou, simplesmente, aos que gostam de oferecer porque sim.
Para ele. Quem é o homem que não gostaria de o receber?
O auditório do Teatro do Campo Alegre, no Porto, enche-se para ouvir e ver textos e fotografias de Valter Hugo Mãe. São as "Quintas de Leitura", ciclo poético que, amanhã, pelas 22 horas, recebe o escritor português na companhia de Isaque Ferreira, João Rios e Ana Zanatti. A sessão é sobre "Caxinas Hardcore – a sequela", onde decorre a leitura de textos inéditos ao som da guitarra portuguesa de João Lima, dos O´Questrada.
A noite termina com um concerto dos Peixe: Avião, uma das bandas preferidas de Valter Hugo Mãe e uma performance-surpresa. Tudo poderá acontecer… Um serão absolutamente fascinante!

Começando na dinastia dos Romanov, passando na folia da Art Deco parisiense e terminando no jet-set dos anos 70, do século XX, a linha Les Bals, da Van Cleef & Arpels, explora nove dos mais excecionais bailes de fantasia, do século passado. É considerada das mais belas coleções realizadas sobre o assunto. Não foi só o comentário social que tornou únicos estes bailes, mas também as figuras a eles ligadas como Paul Poiret, Truman Capote, Cecil Beaton... nomes que imortalizaram estas festas, agora recriadas pela Van Cleef, em forma de alta joalharia. Na imagem, um sonho: a pulseira Heavenscraper em ónix, a representar o negro, pérolas de cultura, em nome da brancura, e diamantes... para o brilho eterno. Uma peça que integra a coleção inspirada no The Black and White Ball, organizado em 1966, no Plaza Hotel em Nova Iorque, por Truman Capote, incontornável nome da literatura norte americana e que teve como anfitriã Katherine Graham, editora chefe e dona do Washington Post. São peças e coleções que nos fazem sonhar com tempos e festas de outrora.
Guimarães deu início a um ano muito especial, um ano onde se vai viver cultura sem fim. Assim, integrado no programa de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, no próximo mês de fevereiro, o Centro Cultural Vila Flor acolhe o Festival GUIdance, na sua 2.ª edição. É um festival dedicado à dança contemporânea que irá levar, a Guimarães, alguns dos nomes mais conceituados de companhias de dança e criadores, nacionais e internacionais. Será um conjunto de oito espetáculos, de 1 a 11 de fevereiro, onde serão apresentadas sete estreias, quatro mundiais e três nacionais. Deixamos no ar: Les Ballets C de la B/ Koen Augustijnen, Sofia Dias e Vitor Roriz, Zita Swoon Group with Rosas, Rafaela Salvador, CiM Companhia Integrada Multidisciplinar, Victor Hugo Pontes, Kaori Ito e Peeping Tom. Não deixe de ir ao norte sentir dança contemporânea e ver grand jeté, pirouette, rond du jambe... todos executados na perfeição. Será um festival para não esquecer!
É com muito gosto que deixamos aqui o convite para jantar na cozinha do chef Cyril Devilliers. Onde? No restaurante Ipsylon, do hotel The Oitavos, com uma vista memorável!
The Chef's Table. Um jantar que irá tornar-se uma experiência inesquecível num ambiente descomprometido com um menu inspirador para deleitar-se na agradável companhia de Cyril Devilliers. E, claro, não vão faltar as deliciosas sugestões do chef pasteleiro Joaquim de Sousa.
As reservas são feitas às quintas, sextas e sábados, na Quinta da Marinha, em Cascais, a um mínimo de duas pessoas e um máximo de seis. O preço é de 70 euros.
Tudo a postos para uma experiência gastronómica inigualável?
Gestos
mágicos fazem deslizar a tampa de uma caixa de um azul brilhante e
intenso. Et voilá! Estão desvendados os seis tons vibrantes e oficiais
da Primavera da Dior: Roxo, verde, preto, azul, castanho e nude. A
harmonia perfeita entre a elegância e a inovação de Couleurs Smoky, com a
assinatura da casa francesa, para olhos sensuais e penetrantes. Nas
unhas, os vernizes em cores sublimes. Rendida?
Magenta, coral, amarelo ou preto? Qual a que prefere?
Cores intensas preenchem o design da mala Sevilla, da Loewe. Cores que primam pela elegância e pelo detalhe espelhado na qualidade do material, na precisão e na técnica a que a marca madrilena já nos habituou. Uma peça de luxo definida como um must have da estação.
Agora, já sabe qual vai escolher?
Era uma vez, no mundo dos interiores, uma mesa onde 5 estilos diferentes, mais um intemporal, viviam felizes e em perfeita harmonia: D. Maria, D. José, Bilros, Nórdico e Inglês. O papel dos pés, nesta história do design nacional, é desempenhado pelos 5 estilos, em pau santo maciço, rematados com cera virgem de abelha. O tampo é representado por um eterno estilo rectilíneo, sendo este contrabalanço, do conjunto executado, em contraplacado marítimo, folheado com pau santo e acabamento em verniz mate. Esta peça, que podia ser de teatro, mas é de mobiliário, intitula-se de Era um vez. Conta uma história, em madeira exótica, de união entre a Vandoma, Mestre Canhoto e Paulo Goveia. É uma história de tradição, na forma como trata e trabalha a matéria, e inovação, na forma como interpreta estilos passados, dando-lhes novos enquadramentos, sem perder identidades. Por respeitar as normas e leis de abate em vigor, esta mesa está limitada a uma edição de 10 unidades. Era uma vez, na sua sala, uma Era uma vez onde se contavam tantas histórias...
As paredes exibem a sofisticação da art deco. A magnificência do mármore branco e preto exprimem a elegância. Falamos da tão aguardada loja Gucci, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Despontada de um
inovador conceito de design criado por Frida Giannini, num espaço amplo,
com materiais quentes e ostentosos e brindada pela excelência da luz natural. Está aberto o caminho ao look contemporâneo da marca de luxo italiana. Já passou por lá?
Em poucas palavras dizemos isto: Rita Redshoes & The Legendary Tigerman interpretam, ao vivo, a banda sonora do novo filme de Rodrigo Areias, Estrada de Palha.
Onde? No Auditório de Serralves. Quando? Dia 27 de janeiro, pelas 21h30m.
Será uma apresentação ao estilo cine-concerto, que depois irá correr outras cidades do país, e que antecede a passagem ao circuito comercial de Estrada de Palha; filme que teve ante-estreia mundial no Festival de Curtas de Vila do Conde.
Uma banda sonora exclusivamente criada por estas duas estrelas do panorama musical nacional, para esta longa-metragem. E para terminar, em poucas palavras, no fim do concerto haverá uma pequena conversa com realizador e compositores. Um luxo! Vamos?
O novo spot publicitário de Black XS triunfa com Iggy Pop, a expressão do universo do rock levado ao limite! A aposta forte de Paco Rabanne, que entra, em 2012, com as fragrâncias Black XS L’EXCÈS para homem e Black XS L’EXCÈS For Her. Duas composições com notas olfativas impetuosas, sensuais e vibrantes para combinar com "Lust for Life", "Real Wild Child" ou "Candy". Recorda-se?
Pssst... ContaMe em voz baixa o que guardas. ContaMe num sussuro o que escondes em cada gaveta... ContaMe, são memórias antigas da Índia?
Vandoma é design português, é marca nacional e é ser português. É saber agarrar na nossa história e reinterpreta-la, conferindo-lhe dinamismo e assimetrias equilibradas. É reinventar o mobiliário indo-português, mantendo o essencial da sua linguagem funcional, formal e estética original.
Esta elegante peça, o contador ContaMe, foi desenhada por Vandoma, construído por Móveis d'Arte Canhoto e tem puxadores em malha de filigrana criados por Liliana Guerreiro. Alie este trio nacional à excecional escolha de materiais: pau de cetim, mutene e prata oxidada; e o resultado é o perfeito respeito pela memória histórica aliado ao design contemporâneo de excelência! ContaMe, por favor, a tua história...
Foto: Isabel Pinto
Jornalistas, atores, publicitários, produtores, bailarinos, artistas, mães, irmãos, pais, irmãs, amigos, amigos de amigos… Foram 138 pessoas que, no âmbito do projecto de arte Inside Out Lx, ofereceram emoção, inspiração e força para transmitir energia positiva à nossa comunidade. Uma mega-exposição de fotografias a preto e branco patentes ao ar livre na Av. da Índia, em Lisboa.
A mostra conta com a organização e produção de Joanne Gatefield e Alexandra Dias. Já sabe onde vai passar esta tarde?
O brilho eterno dos diamantes tornam o tempo volátil na edição Pavée do Formula 1 Lady Steel & Ceramic, da Tag Heuer. Adornado com linhas sedutoras e femininas, o relógio da marca de luxo suíça, lidera em consonância com a cerâmica negra. A precisão célere dedicada à mulher encantadora e sofisticada, que gosta de antecipar a moda urbana. Consegue resistir?
Cores frescas, texturas deliciosas e efeitos transparentes designam o look primaveril de Yves Saint Laurent, Candy Face. Dominado pelos tons rosa, lilás, coral, verde, azul e amarelo, o novo visual da conceituada marca francesa exprime, assim, a elegância das cores doces da Primavera. Um conceito très chic, com um toque de sensualidade e uma pitada de irreverência, criado por Lloyd Simmonds.
Um ritual partilhado por muitos a qualquer hora do dia. No trabalho e em casa. O desafio marca uma nova era com um produto inovador, caracterizado por um design arrojado, a Presso. Fruto da criação do designer britânico Patrick Hunt, a máquina de café continua a ser uma referência no mundo inteiro.
Agora, há que baixar os braços para que o café se dissolva na água, produzindo um aroma irresistível! E porque não servi-lo na xícara da Exea – Design em Porcelana? Obrigada!
A Munna, que marca cada vez mais pontos no design de mobiliário nacional, ruma a Paris, para marcar presença na feira que dita as principais tendências no design de interiores. De 20 a 24 de janeiro, vão estar expostas, na Maison & Objet 2012, as peças mais mediáticas da coleção Fetiche, com uma seleção de cores Outono/ Inverno especialmente criadas para este evento parisiense. A Munna cresce, e vai crescendo, junto do público francês e este ano peças desta marca portuguesa vão preencher e decorar vários espaços do Hotel Favart, bem no centro de Paris. Se andar por Paris, nos dias da feira, passe pelo Nord Villepinte e aprecie a excelência da manufatura nacional com Caprice, Blonde, Corset (imagem)... E o sofá Josephine.
"Segure o machado e crave-o no corpo da xícara. Segure o machado e beba seu café". É assim que se apresenta esta chávena de café, made in Brasil. Uma linha diferente, divertida e irreverente da Exea - Design em Porcelana, para o Projecto Criativo, com assinatura Bar Design. O desenho simula o estalar da porcelana e o derramar do café, que depois se vai acumular no pires e a asa... A asa é, simplesmente, o machado. E então, vai uma xícara de café com machado e líquido derramado?
Albano Jerónimo, Dalila Carmo, Ivo Canelas, Rita Loureiro, José Neves e Anabela Teixeira são nomes que integram a lista de atores do próximo filme de produção nacional, ao lado do realizador Lauro António.
Florbela é o nome. Uma homenagem assinada pelo realizador Vicente Alves do Ó, a qual retrata a vida da poeta Florbela Espanca e das suas palavras misteriosas que preencheram de lágrimas ocultas versos de amor, de inconstância e de saudade.
Com estreia marcada para 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, o filme irá, posteriormente, "correr o país, para demonstrar e mostrar que o cinema português está vivo, que fala de Portugal e de histórias de portugueses", enaltece Vicente Alves do Ó. Imperativo!
Vermelho intenso. A cor da paixão. O presente perfeito para qualquer dia da semana, do mês, do ano… E porque não, para hoje, em que o sol nos brinda com o seu calor tímido por entre o azul celeste.
Os óculos de sol são da Dior. Mestre da elegância e da suntuosidade que, em 2012, celebra 65 anos.
Tique-taque. Tique-taque. Tique-taque. Está na hora de viajar pelo tempo e pelo mundo. O ponto de partida é Toronto, a cidade canadiana que dá o nome ao relógio da marca francesa de René Lacoste.
Deixe-se seduzir pela elegância e pelo design contemporâneo que caracterizam a sugestão da Lacoste para o Dia dos Namorados. Uma ode ao verão e à mulher desportiva e informal. Gosta?
Sensual e apaixonante. Irresistível e gulosa. E mais definições houvesse para descrever a nova linha da The Body Shop, Chocomania. Com uma textura envolvente e uma fragrância viciante. A pele fica macia e hidratada.
Para usar sem restrições. No corpo e nos lábios! Puro luxo simplesmente delicioso… Curiosas?
Boca do Lobo, BRABBU, Corque (imagem), Juva, LUZZA, Myface, Renova, Riluc e Tema Home, a partir de hoje, em Madrid, com a Portugal Brands. Todas estas marcas estão, juntamente com o Turismo de Portugal, no Parque Ferial Juan Carlos I, de 18 a 22 de janeiro, para um dos maiores eventos de turismo do mundo: o FITUR.
Será um espaço 100% nacional onde design, fado, literatura, arquitetura e gastronomia irão unir forças para elevar as ideias portuguesas e onde se contará com a presença de Pilar del Rio, Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Guimarães Capital Europeia da Cultura que aproveitará, e bem, o FITUR para promover a sua programação junto do público espanhol. A Portugal Brands continua a contribuir de forma notável para a divulgação do design nacional lá fora, levando as marcas nacionais para os grandes palcos do design mundial e assim, internacionalizando-as. Boa sorte para o nosso espaço!
A experimentação da curva, união da estética com a ergonomia, a forma contínua: mistura perfeita. Moon System, foi criado em 2007, por Zaha Hadid, para a B&B Italia, e ainda hoje nos prende o olhar, nos interroga, nos faz imaginar viagens futuristas, no espaço lá fora.
Esta peça é a complexidade geométrica de Zaha Hadid onde a ideia tradicional de assento é re-examinada para criar uma nova forma, marcadamente dinâmica e angular, num bloco único, mais um ottoman que encaixa e se protege na "nave-mãe". Com um brilho metálico, como todo o objeto do espaço sideral deve ter, Moon System tem o seu efeito teatral perfeito quando posicionado no centro de uma sala. Assim, as curvas parecem movimentar-se conforme os diferentes pontos de observação que tomamos. O desafio de reinventar tradicionais formas, o desafio de buscar novos ideais de conforto. Sistema lunar de Hadid para uma alunagem bem confortável, com um respeito singular pela estética e pela forma.
A Delightfull, no seu espírito retro very chic, leva-nos com máxima elegância a viver a deco dos anos 50 e o grande e único Miles Davis: trompetista máximo do Jazz. Elegante, clássico e sofisticado. Três adjetivos para um candeeiro, três adjetivos para uma época que ainda hoje encanta e seduz.
Os acabamentos são aqueles, bem requintados, a que a Delightfull nos vem habituando: estrutura cromada ou com banho de ouro, base em mármore preto portoro e abat-jour lacado.
À noite, ou ao final do dia, um sofá, este candeeiro com luz quente e no ar... Miles Davis a interpretar Summertime, de Gershwin. Sublime!
Unis, Graphiques, Thalassa e Vent Portant. A elegância e suntuosidade das quatro linhas de banho que assinam a nova coleção da Hermès merecem grande destaque em 2012. Um retrato da vivacidade de Christophe Lemaire, o criador da marca francesa sob o olhar atento e intenso da câmara fotográfica de Zoé Ghertner. Irresistível e apaixontante!
A Gan-Rugs dedicou-se à culinária e coseu alguns cogumelos. Sim, coseu e não cozeu. Apesar da imaginação sem fim, a Gan-Rugs ainda se dedica, apenas, a coser tapetes, mas agora com ingredientes da nossa cozinha. Champiñones é um tentador tapete que cria o efeito divertido de um campo de cogumelos prontos a serem colhidos e cozinhados, num mundo imaginário!
Feito em 100% lã, com dois formatos disponíveis, circular ou rectangular, este campo tem uma confortável e macia altura máxima de 20 mm. Que tal? Vão uns cogumelos cosidos pela Gan-Rugs?
Pela primeira vez na história do Museu do Fado, os amantes e apreciadores do Património Imaterial da Humaniadade vão poder ouvir o ensaio de uma fadista de renome: Katia Guerreiro. O grande acontecimento que antecede o concerto marcado para 17 de Janeiro, no Olympia, em Paris, está agendado para amanhã, dia 17 de janeiro, pelas 19 horas, no auditório do Museu do Fado, em Lisboa. Uma oportunidade única para ouvir, em primeira mão, a voz quente, grave e cheia de sentimento da reconhecida fadista, a quem, em 2010, foi atribuído o prémio de "Melhor Intérprete de Fado" pela Fundação Amália Rodrigues. Boas razões para começar bem a noite…
No próximo dia 17 de janeiro passam 17 anos sobre a morte de Miguel Torga. Marco incontornável da história da literatura portuguesa que encantou, e continuará a encantar, com os seus Bichos, os Contos da Montanha, a Vindima... E tanta poesia. Médico e escritor que amou a cidade de Coimbra onde escreveu grande parte das suas obras, vai ter um dia dedicado a si, no próximo dia 17, terça-feira. Será feita uma visita guiada à Coimbra do médico escritor onde, em vários locais da cidade, serão lidas passagens da obra de Torga. Uma maneira diferente de sentir a escrita do autor.
Iniciativa literária, com organização do Departamento da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, que leva a leitura à rua, aos espaços que inspiraram a escrita tão humanista de Miguel Torga. Se puder, alinhe nesta interessante experiência.
Fotografia de Fernando Marques | Imagoteca Municipal de Coimbra.
Tiago Rodrigues, autor e encenador, usa o teatro para tentar interferir com a nossa perceção da realidade social e política, mas também para refletir sobre o próprio teatro. Nesta peça consegue-o através da voz de uma criança que apresenta um trabalho escolar e empreende a tarefa enciclopédica de tentar explicar o mundo que vivemos. É um mundo de nome Lisboa do qual fazem parte uma crise económica, a grande aventura de um urso de peluche com tendências suicidas, chamado Judy Garland, o Discovery Channel, uma violinista que já é só uma fotógrafa, uma pantera negra, o dicionário escolar da Editorial Sampaio, o cientista búlgaro ou dramaturgo russo chamado Anton Tchekhov e uma menina alta demais para a sua idade, a quem a mãe chamava girafa. Intrigado? Nada como ir ao Teatro para mergulhar neste mundo imaginário e desvendar esta história!
A ver nos dias 19, 20 e 21 de Janeiro, pelas 21h30, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Um trabalho de Tiago Rodrigues, numa co-produção Mundo Perfeito, AnaPereira.PedroGil, Culturgest e TAGV.