20 janeiro 2014

Novo álbum: "Diffraction/ Refraction" / YCWCB


Ei-lo, o segundo álbum de originais dos portugueses You Can't Win, Charlie Brown (YCWCB), sob a égide de "Diffraction/ Refraction". Afonso Cabral (voz, piano, sintetizadores, baixo e guitarra), Tomás Sousa (bateria, voz, sampler), Salvador Menezes (voz, viola de três cordas, sintetizadores e baixo), David Santos (voz, sintetizadores, glockenspiel, percussão e metalofones), Luís Costa (guitarra elétrica, baixo e glockenspiel) e João Gil (voz, piano, sintetizadores, guitarra e percussão) são o sexteto que dá vida à diversidade rítmica dos YCWCB. Este novo trabalho, com um alinhamento composto por 11 canções, é uma evolução sentida e conseguida de "Chromatic" (álbum de estreia, 2011), com ritmos bem mais definidos e assumidos, construções mais cheias e preenchidas, texturas mais sofisticadas... com variações que nos prendem no cenário acústico de uma guitarra acompanhada de voz baixa - "I Wanna Be Your Fog" - até orquestrações digitais curiosas, com detalhes onde reconhecemos a mão de nomes como David Santos, inconfundível. Uma evolução que não esquece a gramática musical delineada no primeiro trabalho, o novo trabalho que ousa arriscar novos arranjos, novos acordes e muito bem... Como por exemplo no arranque de percussão de um "Natural Habitat", onde a bateria está no seu habitat mais que perfeito, ou na acalmia, logo de seguida, de "Heart"... e o tão bom terminar em "Won't Be Harmed", distinga bem as vozes e o instrumental que vai ganhando corpo, a cada nota interpretada.
Com dois singles já lançados - "Be My World" e "After December" - o álbum é editado no próximo dia 20 de janeiro pela Pataca Discos, mas para os mais curiosos e impacientes (é de se ficar nervoso)... que tal dia 18 de janeiro um concerto de lançamento, no Grande Auditório do CCB? Não deixe de marcar presença e ouvir novos sons nacionais. Álbum a ouvir, concerto a ir. Bons sons!

"Diffraction/ Refraction" produzido pela banda, inteiramente gravado e misturado nos Estúdios 15A (Pataca Discos), com a colaboração de Tiago de Sousa (sound engineering), durante as sessões de gravação foi misturado por Luís "Walter Benjamin" Nunes e masterizado por Rafael Toral.

Sem comentários: