06 janeiro 2014

CNB + Anne Teresa De Keersmaeker / CCVF


A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai levar a Guimarães, ao Centro Cultural de Vila Flor (CCVF) obras de Anne Teresa De Keersmaeker. Dia 11 de janeiro, próximo sábado, sobe ao palco uma seleção inédita de três obras fundamentais da incontornável coreógrafa belga, uma das mais influentes criadoras da dança contemporânea, dos últimos 30 anos. No alinhamento estão: 
"Prelúdio à Sesta de um Fauno" - de Debussy, escrita em 1894, considerado um momento chave da música moderna, inspirado no poema "L'après-midi d'un Faune" - de Stéphane Mallarmé, um fauno questiona-se sobre se as suas duas ninfas que se escapam das suas assiduidades amorosas não seriam uma quimera - amarei um sonho? Ele quer perpetuar essas ninfas, preservar o desejo... Realidade e imaginário, a fronteira esbate-se de forma magistral. Três bailarinos encarnam a elegância do desejo na música de Debussy;
"Grosse Fugue" - de Beethoven, é uma meticulosa e perfeita tradução para coreografia da composição musical de Ludwig van Beethoven, que construiu dois temas que depois transforma de inúmeras maneiras e os bailarinos acompanham essas variações. A coreografia é ajustada, ao milímetro, à partitura... cada passo é uma nota. União de movimento e música;
"Noite Transfigurada" - de Schoenberg, é a primeira composição romântica escolhida por Anne Teresa Keersmaeker. Na composição sente-se o poema que inspirou Schoenberg - "Verklärte Nacht" de Richard Dehmel, que descreve um dialogo nocturno entre dois amantes numa floresta... A dança de dois amantes sob o céu de uma noite clara.
O espetáculo será no Grande Auditório do CCVF e tem início marcado para as 22h00. Dança contemporânea a não perder, dia 11. Apareça!

Fotografia © Adílio Padilha.

Sem comentários: