23 dezembro 2013

New album: "Donkey" / Nobody's Bizness


Uma boa surpresa do folk/ blues nacional que nos chegou pelo correio nesta reta final de 2013 e perfeito para continuar na missiva de vos desejar um bom natal. "Donkey" é o mais recente álbum de longa duração dos lisboetas Nobody's Bizness e é bom som. Alinhados estão: Petra Pais (voz e percussão) , Luís Ferreira (guitarras, banjo, dobros, mandolim e coros), Pedro Ferreira (guitarras, banjos e coros) e Luís Oliveira (contrabaixo, guitarra, percussão e coros). Um quarteto que nos dá dez canções de puro blues, o seu amor de tão longa data. Com dez anos de estrada dão o curioso nome de "Donkey" ao seu álbum pois tudo nasce da nobre e louvável vontade de ajudar a Burricadas - Associação para a Preservação do Burro (recolhe e protege burros maltratados).
Dentro a viagem começa com "(We're) Evilbound" velocidade ditada por uma percussão que não nos deixa o corpo quieto, por cordas que fazem a melodia... "Mister Simon" bom, é um senhor e não é "The Greatest Fool" que é música que se segue e é dos amores e também do coração de "Señorita Carolina"... será possível mergulhar mais na cultura musical norte americana? Voz com arranques e balanços tão no ponto e a letra, a história da señorita... Carolina how we love you... Carolina is learning ballet with her mother... e o fecho? Mexico revisited Carolina Señorita, tomando Margarita. Chegamos à música que dá nome ao álbum "Donkey!"que nos conduz a um "Unknown Address (Return to Sender)" ... my home onde embalados numa balada blues não devolvemos, de todo, este álbum ao destinatário. Num trabalho forte na melodia, na rotação certa, seguimos para "People I Wish For" bela harmónica de Catman que nos dá o travo certo, exacto, na muche do blues. Seguimos para "Ridin' Nowhere", pois nunca sabemos bem para onde vamos e é um momento instrumental, para a despedida que se avizinha deste álbum. Estando nós já em pleno inverno a música que encerra as hostes deste bom e coeso trabalho de sonoridades nacionais, a música "The Coldest Of Days"... it all look better, um doce terminar. "Donkey" é álbum para se ouvir do início ao fim, sem entraves, e repetir, boa união instrumental num bom folk made in Portugal.


Produção Nobody's Bizness e Paulo Miranda. Gravação, mistura e masterização Paulo Miranda @ AMP Studio, Viana do Castelo.

Sem comentários: