06 dezembro 2013

Musiquim e Samuel Úria / Música na rua

Musiquim continua na sua saudável e sempre bem-vinda missiva de levar a música portuguesa a zonas pouco comuns, tirando os músicos do conforto de um palco habitual, desafiando músicos a tocar em espaços diversos, gravando o momento de uma forma crua, despedida de arranjos ou tratamentos de estúdio... música em estado cru, é isto Musiquim
O último convidado foi o cantautor Samuel Úria (que costuma passar pela casa Mutante) a quem a cidade de Viseu é bem familiar. Bom, convidado não será o termo mais correto. Foi sim, o último desafiado a tocar sem aviso ou preparação, num beco de Viseu, numa fresca noite... O sítio pode não ser o mais nobre, nem esteticamente o mais belo, mas o que interessa, aqui, é a música despida, sem maquilhagem, que nos foquemos apenas no músico e sua música. Feito conseguido. O Musiquim é, sem dúvida, um projeto interessante pelo que nos traz a música portuguesa no seu estado mais puro, nos dá a segurança de saber que fora de estúdio a nossa música tem credibilidade, independentemente de estilos ou gostos. E tudo fica gravado em vídeos preciosos carregados de enganos, de afinares dos músicos, de troca de palavras, de planos perdidos e outros pormenores que tornam cada vídeo único.
Pelo Musiquim já passaram as seguintes "vítimas" (cliquem para reouvir): Camané, The Gift, Dead Combo, Birds are Indie, Minta & The Brook Trout, Erica Buettner, a Jigsaw, ... em escadarias, jardins, ruas e tantos mais espaços. 
Prometemos andar atentos e sempre que Musiquim editar novos vídeos... por aqui vos alertaremos. Bons projetos de mão dada com a música nacional. A descobrir.

Sem comentários: