09 dezembro 2013

Alentejo Marmòris: Onde o mármore é rei


Em Estremoz, a noite começa com uma visita à Herdade das Servas, propriedade dos irmãos Carlos e Luís Serrano Mira. Ao todo são 220 hectares num lugar de partilha da experiência e da tradição, de vinhos com história, o reflexo de "Alentejo de corpo e alma" numa das mais antigas famílias na produção de vinho da região, história que remonta a 1667. Constituída a 15 de fevereiro de 1999, a Serrano Mira – Sociedade Vinícola, S.A. | Herdade das Servas aposta no enoturismo, para receber e mostrar o processo de criação dos néctares de Baco, sem esquecer a degustação vínica e a gastronomia alentejana, uma experiência única em comunhão com o vinho Herdade das Servas. 


Após um repasto convertido numa ode à cozinha alentejana, rumamos a Vila Viçosa, para o Alentejo Marmòris Hotel & Spa erigido num antigo lagar de azeite. Uma sonata à nobreza do mármore, sobretudo ao português (95 por cento do mármore é nacional), pedra tão cobiçada pelos árabes e a essência do negócio de uma família dona de uma hospitalidade genuína e que bem sabe receber em sua "casa". 


As boas vindas são dadas à entrada, onde as peças decorativas e o chão em mármore, dominado pelo negro e o dourado, de onde sobressai o logótipo do hotel, determinam a imponência deste lugar inimaginável.


Acolhedores, confortáveis e espaçosos, muitos dos quartos apresentam um terraço privado contíguo e separado por uma floreira, o qual convida a preguiçar a meio da tarde, em particular nos que estão virados para a piscina, para onde o sol espreita sem cerimónias. Ou não fosse este o espaço favorito dos veraneantes e das chaise lounges que preguiçam, serenamente, na relva… até ao verão do próximo ano, rematado por uma parede revestida fragmentada a simular uma pedreira. De volta aos aposentos, saiba que estes reservam um enigma para desvendar aos aficionados na televisão… além de que são decorados com uma casa de banho privada toda em mármore, uma verdadeira declaração de amor à rocha metamórfica elementar para a família Alves. 
Integrado na cadeia Small Luxury Hotels of the World (SLH), a sumptuosidade deste cinco estrelas familiar acolhe a suite árabe, "uma homenagem aos principais compradores do mármore", reforça Maria Ana Alves, a sócia-gerente do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, a qual foi inaugurada pelo Embaixador dos Emirados Árabes. E um restaurante, o Narcissus Fernandessi, de portas abertas para a rua, convidando os de lá e os de fora a experimentar a cozinha alentejana reinterpretada pelo chef Pedro Mendes e servida, nesta altura do ano, sob a batuta das cores outonais numa cozinha que determina o arrojo e, ao mesmo tempo, os sabores genuínos da gastronomia alentejana, "para começar" em grande e terminar com pratos "de inspiração conventual", pois "o que é doce nunca amargou". Para acompanhar, a carta de vinhos fica a sugestão do néctares dos deuses além Tejo. No fim do repasto, o convite é dirigido aos apreciadores de cognac ou de champanhe na cave do hotel.
Relaxamos? Claro! No Stone Spa by Cinq Mondes, com rituais, massagens, terapias orientais e balneoterapia, esta com lugar reservado nos tanques de relaxamento cujo traço remete para as termas romanas. Porque o tempo assim o exige, o descanso termina na piscina interior aquecida. Agora só falta fazer uma pausa no trabalho, preparar as malas e rumar à vila histórica do Alentejo para umas tão merecidas férias em família ou a dois.


Divirta-se e aproveite para conhecer o Paço Ducal, o Castelo e a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa; e as pedreiras da família Alves, para conhecer o savoir-faire associado à extração do mármores.

Sem comentários: