19 novembro 2013

ZKM Center for Art and Media... em Évora


O Fórum Eugénio de Almeida traz, pela primeira vez à Península Ibérica, uma ampla seleção obras do conceituado ZKM | Center for Art and Media de Karlsruhe, na Alemanha, o mais importante centro de arte e tecnologia do mundo. A coleção do ZKM é a mais significativa que se conhece, na sua especialidade oferecendo e revelando uma viagem completa da história da arte e tecnologia (aqui estes dois campos são indissociáveis) desde a década de 1960 até aos dias de hoje. A exposição com o título de "INTER[IN]VENÇÃO", patente entre 29 de novembro 2013 e 9 de março de 2014, trará a Évora as obras primas de alguns dos artistas de maior relevo na arte contemporânea como: Nam June Paik, um dos pioneiros da media art; Bruce Nauman; Marina Abramovic; Bill Viola; Christa Sommerer & Laurent Mignonneau; Paul Sermon; Tony Oursler; Peter Weibel; Masaki Fujihata; Valie Export; Pipilotti Rist; Paul Garrin, Robert Wilson, entre outros. Em Évora a arte interativa estará em destaque, chamando e incentivando o público a estabelecer um diálogo participativo com as obras expostas, nos mais variados formatos: videoescultura; videoarte; videoperformance; videoinstalação; instalação audiovisual; instalação interactiva e instalação sonora interativa. Em colaboração com a Mediateca do ZKM a exposição trará ainda uma seleção de obras de videoarte dos artistas mais representativos dos últimos 50 anos. Sobre o título "INTER[IN]VENÇÃO" a mostra estará sob a égide de dois conceitos: intervenção e invenção, associando os significados etimológicos dos termos e o tipo de obra em exibição. Uma exposição que se revela imperdível pelas obras que trás a Portugal, pela temática, pela excelência do ZKM; universo de virtualidades onde somos chamados a intervir e interagir com o artista e a obra, sendo nós próprios, criativos de novas imagens plásticas onde a tecnologia é ferramenta indispensável. Arte contemporânea na sua dimensão de interferência, manipulação e interação entre obra e público... Já dizia, em tempo idos, Gombrich que a obra só estava completa aquando a sua análise por parte do público. A não perder, em Évora!
Nota: no dia da inauguração, dia 29 de novembro pelas 15h00, no auditório do Fórum Eugénio de Almeida, realizar-se-á a conferência "Media and Amechania" proferida pelo Diretor do ZKM Peter Weibel (teórico, artista e curador de prestígio internacional).

Fotografia / Kiyoshi Furukawa & Wolfgang Munch, "Bubbles". 1998-2000. Instalação Interativa - ZKM_Collection © ONUK, 2009.

Sem comentários: