19 novembro 2013

Scott Matthew, uma noite em casa


É um dos convidados mais presents na discografia de Rodrigo Leão e, na passada 5ª feira, apresentou o seu mais recente trabalho, “Unlearned”, ao vivo no pequeno auditório do CCB, em Lisboa.
Se na sala ao lado eram as vozes femininas a dominar o palco, num concerto-tributo a Joni Mitchell, aqui foi a voz única, dreamy, de Scott Matthew a marcar o ambiente. Uma sala à medida da sua música, acolhedora, permitiu estar ali como se estivéssemos na nossa sala de estar.
Sucessos de outros nomes, como “To Love Somebody”, dos Bee Gees; “Harvest Moon”, de Neil Young; “There’s a Place in Hell For Me and My Friends”, de Morrisey; “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston; e “L.O.V.E”, de Nat King Cole, entre muitas outras, foram temas que o músico australiano, radicado em Nova Iorque, foi buscar ao seu mais recente trabalho. Mas a noite foi ainda pontuada, sempre de forma magistral, pelos músicos: teclas, guitarra, ocasionalmente, violoncello e até o acórdeão da portuguesa Celina da Piedade.
Depois houve ainda tempo para ouvir originais de Scott Matthew, como “Abandoned”, “Little Bird”, a maravilhosa “White Horses” e “Friends and Foes”, entre outras. O concerto, conduzido pela voz inconfundível e doce do cantor, e que nos remetia para um estádio mágico de conforto e tranquilidade, deixou uma surpresa para o fim: o tema “Love Will Tear Apart”, imortalizado por Ian Curtis e os Joy Division.
Lá fora, a noite outonal estava fria, cá dentro, o calor havia invadido o público há muito tempo.

Por: Helena Ales Pereira 

Sem comentários: