22 novembro 2013

Os sabores do cogumelo no Fundão


Task'A sede. Taska'À grande. Alucinações. Ou… Já estás com o espírito? A inscrição prometia um fim de semana com… espírito. Falamos do Míscaros – Festival do Cogumelo, que decorreu em Alcaide, uma acolhedora aldeia do Fundão, onde muitos abriram as portas de suas casas para receber os forasteiros e, claro, os da terra, com petiscos servidos em boa companhia e iguarias da região, em prol da genuína cozinha da Cova da Beira. Um regalo para os olhos e um alento para quem tanto aprecia a gastronomia típica do país. Certo é que o tempo de espera foi uma constante numa das noites. 


Chef Leonel no showcooking

Agora sobre os míscaros, o ingrediente principal dos pratos elaborados nas sessões de showcooking, traduzidos em reinterpretações de uma cozinha em constante evolução pelas mãos dos chefs Mário Rui, da Ô Hotels & Resorts (dia 15 de novembro); Duarte Batista, do Myriad by Sana, e Leonel Pereira (dia 16 de novembro), no qual nem a pequenada ficou indiferente à experiência do chef do restaurante São Gabriel, em Almancil; e Alexandre Silva e Igor Martinho, dos lisboetas Bica do Sapato e Hemingway, respetivamente (dia 17 de novembro).


Foie gras com cogumelos da autoria do chef Leonel

Todos surpreenderam os presentes com a criatividade e as mais variadas receitas que são confecionadas com os cogumelos da região. E nem os mais novos escaparam às lições de culinária do Atelier Petit Chef. 


Os mais curiosos aderiram, por sua vez, ao passeio micológico acompanhado por José Correia de Matos, da Quinta do Vale d'Encantos, em Alcaide, conhecedor da matéria, que fala na existência de quase 400 variedades de cogumelos na Serra da Gardunha, dos quais cerca de 120 são comestíveis – boletos, pleurotos, amanita caesarea, tortulhos… Razões de sobra para os introduzir na ementa, pois reservam sabores divinais nas entradas, num arroz de cogumelos e, até mesmo, num bolo com os ditos caramelizados, repasto servido com gentileza na casa de José Correia de Matos, onde o anfitrião regista e estuda mais de 50 variedades. 
Uma vez que o fim de semana está à porta, nada melhor que rumar à Cova da Beira para, desta vez, deliciar-se num dos 14 restaurantes do concelho do Fundão, no âmbito da Mostra Gastronómica Aqui Come-se Bem – Sabores do Cogumelo, que termina este domingo, dia 24 de novembro. Objetivo: Valorizar o enfatizar o cogumelo no contexto gastronómico de excelência. Tome nota dos espaços que estão a criar e recriar a cozinha regional: Boguinhas, Moagem d’Avó, Eclipse, Dom Martim, Marisqueira Bela Vista, Hermínia, O Mário, Alambique D’ Ouro, Mário’s, O Pierrot (todos no Fundão), O Fiado (Janeiro de Cima), O Pipo (Souto da Casa), Pensão Clara (Alpedrinha) e O Rochedo (Pêro Viseu). Bom apetite! E leve na bagagem roupa a condizer com o frio, porque a Serra da Estrela merece uma visita.

Agradecimento: Liga dos Amigos de Alcaide

Sem comentários: