07 novembro 2013

(e)xperimenta(r) sem fronteiras / Lisboa


"No borders". Eis o tema eleito para a edição de 2013 da Experimenta Design (EXD'13), que abre hoje, dia 7 de novembro, as portas a um novo mundo global afastado de uma rede de barreiras incrementadas ao longo dos tempos. Resultado: "Os espaços públicos não funcionam. As relações não funcionam". Por isso, "No borders" "reforça a nossa fase de mudança", garante Guta Moura Guedes durante a conferência de imprensa apresentada no Convento da Trindade, em Lisboa.
Com uma forte ligação ao tecido urbano, a EXD'13 elege Belém e o Chiado como os seus eixos principais. O primeiro reflete a relação de Portugal com o mundo. O segundo é tido como "a nossa casa" com um pendor cosmopolita, nas palavras da mentora da Bienal. 
Na linha de destaque está a tão aguardada "Metamorphosis". A exposição agendada para as 19 horas de hoje, no Mosteiro dos Jerónimos, baseada na expansão e nas potencialidades da cortiça, uma matéria prima sem fronteiras recriada e reinventada por dez ilustres das áreas do design e da arquitetura. No alinhamento expositivo, a EXD'13 apresenta ainda "Identity", no Convento da Trindade, a qual intenta em "revelar às pessoas como um processo de curadoria se desenvolve", informa Guta Moura Guedes; "Neoasterisms", no Planetário Calouste Gulbenkian, onde "vamos propor um exercício coletivo mundial"; e "Unmapping the world", no Palácio dos Condes da Calheta, cujo objetivo consiste em desafiar os visitantes a "desmapear" o mundo. Sem esquecer a mostra "From here to somewhere" inaugurada no passado dia 1 de outubro, no Aeroporto, considerado "um não sítio" pela mentora da Bienal. Sobre as conferência (7, 8 e 9 de novembro) e os open talks (8, 9 e 10 de novembro), a mentora da Bienal refere a importância do design "na alavancagem da indústria e das empresas em Portugal", bem como "na área da economia pura e dura". 
A demarcar os projetos independentes de cunho nacional, a EXD'13 apresenta Tangenciais em diversos locais da cidade das sete colinas com "mostras" de trabalhos executados por pequenas marcas e empresas que confirmam a vitalidade da comunidade criativa. 
Mas há mais para ver neste evento multidisciplinar até 22 de dezembro, onde a sétima arte imerge no grande ecrã do Convento da Trindade, o centro nevrálgico da EXD'13. A informação encontra-se disponível e em constante atualização na EXD Mag na App Store da Apple. Obrigatório ir!

[Imagem: EXD Window © experimentadesign / Maria Leonardo / Restart]

Sem comentários: