14 novembro 2013

Dias desassossegados


Para celebrar o Dia do Desassossego, esta sexta e sábado há literatura para ver e ouvir no Metropolitano de Lisboa e em outros locais da cidade. Esta é apenas uma das iniciativas do Dia do Desassossego, da responsabilidade da Fundação José Saramago e que pretende assinalar o dia do nascimento do escritor português, celebrado a 16 de novembro.
Ao longo dos dias 15 e 16, há leituras de livros de autores portugueses, gravadas por Fernando Alves e com música de António Pinho Vargas, numa colaboração da Com a Boca – Palavras que Alimentam e o Metro de Lisboa.
Mas é no sábado que acontece a grande celebração do Desassossego. Ao vivo, pela cidade, quatro elementos do Grupo Éter vão ler passagens de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de Saramago; d’”O Livro de Desassossego”, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares; e ainda obras de outros autores portugueses. Rossio (10h); Chiado/Praça Luís de Camões (11h); Santa Catarina (12h) e rua António Maria Cardoso (13h) são os locais selecionados numa iniciativa que conta com a presença da livraria móvel Tell a Story. Percurso completo aqui.
Mas há ainda mapas para agarrar, nas Lojas A Vida Portuguesa e nos Quiosques de Refresco de Lisboa, e percorrer a cidade sob as notas do livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis”. E, em Vila Franca de Xira, no auditório do Museu do Neo-Realismo será exibida a versão integral (5 horas) do documentário “José & Pilar”, de Miguel Mendes Gonçalves, às 15h.
Acha que já chega? Claro que não. Por isso, deixamos ainda mais duas grandes novidades: a Casa dos Bicos, apresenta, às 16h30, uma sessão de contos com Rodolfo Castro; e, às 18h, o lançamento de duas novas edições de José Saramago.
A reprodução do primeiro original datilografado de “Clarabóia” e uma nova edição d’“A Maior Flor do Mundo”, com ilustrações de André Letria.
Mas prometemos que não é tudo. Por que não sair de casa e viver a literatura fora do sofá? Mais informações em www.josesaramago.org

Crédito imagem: Fundação José Saramago
Texto: Helena Ales Pereira 

Sem comentários: