13 novembro 2013

Chef Nuno Mendes / O Viajante no Vila Joya

[Foto de Vasco Célio]

Ao sexto dia do International Gourmet Festival 2013, o Vila Joya, um boutique resort da Albufeira, recebe Nuno Mendes, o chef do Viajante, o conceituado restaurante no Town Hall Hotel & Apartments, em Est London, que mantém a sua estrela Michelin. Na rota das memórias de sabores de uma cozinha tão nossa, Nuno Mendes regressa a "casa" para uma cooking demo na companhia do seu braço direiro, Leandro Carreira. Para delícia dos presentes, é apresentado um menu de sete pratos – três de mar intercalados por três de terra e uma sobremesa – do prestigiado restaurante, os quais viajam pela tradição gastronómica portuguesa em permanente fusão com a criatividade e o arrojo de uma cozinha que se quer em constante evolução.

A iniciar os trabalhos, nada melhor que Amêijoas à Bulhão Pato com um caldo brindado pelos sabores do mar servidas e uma apresentação bem sugestiva, seguidas por um prato onde o presunto ibérico é rei servido numa pedra preta da calçada. Depois, as vieiras acompanhadas por "migalhas" de azeitona preta e um caldo de sabor intenso e muito agradável, um toque bem português que remetem para a infância do chef.

Em terra, a beterraba vermelha é protagonista num prato aveludado.

Segue-se o bacalhau, uma recordação das memórias passadas no Alentejo, acompanhado por batata palha e rematado por pele do bacalhau desidratada, numa alusão ao à Braz.

Das texturas e dos sabores, a viagem prossegue numa canja de lagosta curada, marinada e ligeiramente tostada. A base é um caldo de frango cuja pele é ligeiramente tostada em pequenos ramos de pinheiro, cheiros de infância que permanecem nesta incursão pela cozinha portuguesa, ornamentado por flores coloridas que conquistam o olhar à primeira vista.

No fim, um deleitoso gelado de leite entra na composição da sobremesa de leite "simples", nas palavras do chef, com a pele de leite seca em destaque na decoração desta doce harmonização de sabores. 
Ao cair da noite intitulada "The Royal Dutsh", "a laranja mecânica" invade a cozinha do Vila Joya com uma seleção de nove pratos de sabores holandeses acompanhados por vinhos portugueses, ultimada por três sobremesas temperadas com açúcar e vitaminas e dominadas pelas cores do arco íris e um serão ritmado pelo chef holandês Hans Van Wolde. 

[Foto de Vasco Célio com o chef Hans Van Wolde]

Os chefs holandeses: Jonnie Boer (The Librije, com três estrelas Michelin), Hans Van Wolde (Beluga, com duas estrelas Michelin), Ron Blaauw (Ron Blaaw, com duas estrelas Michelin), Jacob Jan Boerma (De Leest, com duas estrelas Michelin), Erik Van Loo (Parheuvel, com duas estrelas Michelin) e Jannis Brevet (Manoir Inter Scaldis, com duas estrelas Michelin). Lembramos que o International Gourmet Festival 2013 continua até este domingo, dia 17 de novembro, e termina em grande, com Koschina & Friends. Rume a sul, aproveite o sol e desfrute de uma belíssima paisagem abençoada pelo imenso Atlântico, num ambiente cosy do Vila Joya.

Sem comentários: