10 outubro 2013

A Festa do Cinema Francês está ai!


A Festa do Cinema Francês está ai! 7 cidades, 12 salas, 6 sessões. Uma madrinha: Agnès Jaoui. Uma retrospetiva: Claude Lanzmann. Um clássico: "Hiroshima mon amour" (1959), de Alain Resnais. E masterclasses. Falamos, claro está, da 14ª edição da Festa do Cinema Francês com inauguração marcada para hoje, 10 de outubro, às 21 horas, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, em Lisboa, com a longa metragem "Camille Redouble", de Noémie Levovsky, que estará presente na tão aguardada sessão de abertura. O evento dedicado à divulgação da cinematografia de produção francesa, iniciativa protagonizada pelo Institut français du Portugal, e que, este ano, presenteia o público português com o filme "2 Automnes, 3 Hivers", de Sebastien Betbeder e de Henri de Yolande Moreau, cuja saída comercial ainda não aconteceu em França; mas também ao apoio aos distribuidores portugueses na promoção das películas de produção francesa, em relação aos quais os adquirem os direitos para exibição em Portugal, ação que assegura a distribuição de nove filmes, ou seja, quase metade das estreias programadas no Festival do Cinema Francês, que não esquece o universo de animação destinado a míudos e graúdos. Depois de Sandrine Bonaire, Carole Bouquet e Maria de Medeiros, eis que se segue uma das grandes personalidades do cinema francês: a realizadora, actriz, argumentista e cantora Agnès Jaoui. A madrinha do evento, que concede a honra da sua presença amanhã, dia 11 de outubro, às 21.30 horas, aquando da exibição o seu mais recente filme "Au bout du conte", no lisboeta Cinema São Jorge. A sessão está integrada no programa Paris-Lisboa, composto por sete obras cinematográficas, o qual celebra o 15º aniversário da assinatura do Pacto de Amizade e Cooperação entre ambas as capitais. Agora uma apresentação mais contemplativa do Festival do Cinema Francês pelas cidades do país. Tome nota: 
• Lisboa: De 10 a 20 de outubro / Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa, Institut Français du Portugal e Sala do Cinema Francês (Amoreiras); 
• Almada: De 16 a 20 de outubro / Auditório Fernando Lopes-Graça – Fórum Romeu Correia; 
• Coimbra: De 22 a 26 de outubro / Teatro Académico Gil Vicente; 
• Beja: De 29 de outubro a 3 de novembro / Pax Julia|; 
• Faro: De 30 de outubro a 2 de novembro / Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras; 
• Guimarães: De 31 de outubro a 2 de novembro / Centro Cultural Vila Flor; 
• Porto: De 4 a 10 de novembro / Rivoli Teatro Municipal, Fundação Serralves e Auditório Parque Biológico de Vila Nova de Gaia Bons cinema.

Sem comentários: