26 agosto 2013

Sónia Carocha x Seleção 1927 / Harmonização gastronómica


No contexto do Marisco no Largo, evento dedicado aos sabores do mar português em Setúbal, surge o convite para uma harmonização gastronómica com a gama Super Bock Seleção 1927. Afinal, está combinado um festim irrecusável, diga-se, com reserva na cozinha da Casa da Baía, protagonizado por Sónia Carocha, a vencedora do Master Chef de 2011, que retorna ao evento na companhia de Beatriz Carvalho, Beer Sommelier da Unicer. O denominador comum? A harmonia de cores e sabores da região. Sem interferências no sabor nem na sazonalidade. 



Para o primeiro prato a escolha recai num deleitoso amuse bouche de figos salteados recheados com queijo de Azeitão e decorados com amêndoa laminada e vinagre balsâmico, servidos com a cerveja artesanal Imperial Stout – cremosa, com aroma de chocolate e notas de caramelo e nozes –, o casamento perfeito do doce do fruto da época com o sabor intenso do queijo regional e da cerveja, numa fusão demarcada da cor da bebida com o tom roxo da casca do figo. 



Passemos ao muito elogiado camarão salteado com mexilhão e uma tentadora massa fresca artesanal, o linguini de coentros, acompanhados pela novíssima Premium American Lager, a loura equilibrada, traduzida num amargo suave e doçura q.b. do malte e do arroz. 



A rematar, Sónia Carocha dá a (a)provar a tarte de malte e requeijão com compota de laranja, o delicioso contraste do doce com o ácido, degustada com a cerveja Abadia Belga – a Super Bock Abadia –, mais encorpada e com um tom de caramelo muito apetecível. Uma suma de saberes e de tradição de uma marca cervejeira com savoir faire desde 1927 em sintonia com os prazeres do palato causados pela congregação de aromas e sabores de Sónia Carocha, que realça ainda a "interessante coincidência da cor" sem que houvesse "sobreposições de sabores". Missão cumprida! Já agora, bom almoço!

Sem comentários: