19 agosto 2013

O terror na sétima arte / MOTELx 2013


O melhor do cinema contemporâneo do género terror está prestes a invadir Lisboa, com a 7.ª edição do MOTELx, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Um "spot" urbano com um Serviço de Quarto aterrador, onde as antologias "The ABCs of death" e "V/H/S/2" merecem o devido destaque, assim como três obras realizadas por mulheres: "Chained", de Jennifer Lynch, filha do célebre David Lynch; "Dark touch", de Marina de Van; e "Kiss of the damned", de Xan Cassavetes, filha de John Cassavetes e Gena Rowlands. Na mesma categoria, há muitos regressos aguardados de nomes consagrados, bem como os homens do momento dentro dos destinos cinematográficos do género. A quem aceitar o desafio do Quarto Perdido, dedicada aos obscuros filmes de género portugueses tem, na edição deste ano, um título: "Os Censurados". Aqui são apresentados dois filmes criados por três homens vítimas de censura: o dramaturgo Bernardo Santareno; o cineasta e artista plástico Manuel Guimarães e o ex-cineasta António de Macedo. 
 A pensar nos mais novos e nas suas famílias, o MOTELx 2013 apresenta a secção Lobo Mau, com ateliers e uma homenagem ao grande mestre dos efeitos visuais, organizada em colaboração com a Cinemateca Júnior, sob o tema "O Estranho Mundo de Ray Harryhausen" (de 12 a 14 de setembro), cujos filmes são exibidos no Palácio Foz, em Lisboa, nas manhãs de quinta e sexta, às 10.30 horas, e sábado, às 11 e às 15 horas. Depois é a vez do atelier de "Cinema de animação". Nos dias 12 e 13 de setembro, o Hotel Florida recebe o workshop de "Stop motion e design de personagens", inspirado no trabalho de Ray Harryhausen e sob a orientação de Bruno Caetano e João Faria, que mostram técnicas de escultura de personagens em plasticina, fotografia stop motion e iluminação. Nas mesmas datas, o Cinema São Jorge, em Lisboa – o anfitrião do festival – é palco do workshop de "Caracterização – Iniciação às próteses", durante o qual Helena Batista e João Rapaz, dois experientes profissionais na área de caracterização e efeitos especiais, ensinam as noções básicas de caracterização para cinema e televisão. Interessados? Então, tome note: As inscrições para os ateliers, dirigidas também às escolas, podem ser feitas através de cinemateca.junior@cinemateca.pt; as reservas para o segundo workshop podem ser efetuadas através do 919 789 382 (Helena Batista) ou do 962 842 078 (João Rapaz), ou de sincolour.makeup@gmail.com
Relembramos que o MOTELx, destinado a quem gosta de filmes do género terror e aos outros, realiza-se entre 11 e 15 de setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Quem vai?

Sem comentários: