Ao longo de dez dias, dez concertos preenchem o Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com músicos detentores de uma postura de inquieta e de constante procura de novos caminhos e estéticas musicais que primam pela sonoridade ímpar do jazz. Sejam bem vindos ao Jazz em Agosto que, este ano, celebra 30 anos, na companhia de bons sons provenientes dos quatro cantos do mundo.
Depois de Ogre, o projeto musical de Maria João, que se fez ouvir no passado dia 25 de julho, no Anfiteatro ao Ar Livre, o festival abre as portas, já depois e amanhã, com as sonoridades do nova-iorquino John Zorn, que celebra o seu 60.º aniversário com uma digressão europeia, sob o tema John Zorn @ 60, à qual o festival da Gulbenkian se associa ao longo de três dias. Anote na agenda: dia 2 – The Dreamers (EUA e Brasil); dia 3 – Essential Cinema (EUA, Japão e Brasil), com projeção de filmes de Maya Dereh, Joseph Cornell, Harry Smith e Wallace Bernan; e dia 4 – Electric Masada (EUA, Japão e Brasil). Drumming GP plays Roach M'Boom, de formação portuguesa, é o concerto que se segue (dia 5) no alinhamento do programa, que inclui Elephant9 feat. Reine Fiske, da Noruega, no dia 6; The Thing XXL (Noruega, Suécia, EUA, Países Baixos), no dia 7; Peter Evans Octet (EUA), no dia 8; Anthony Braxton Falling River Music Quartet (EUA e Alemanha), no dia 9; Mary Halvorson Quinte (EUA), no dia 10; e Pharoach & The Underground (EUA e Brasil), no dia 11. Sempre às 21.30 horas.
A Sala Polivalente do CAM – Centro de Arte Moderna é, por sua vez, palco de cinema, com a exibição do "Ciclo John Zorn: Treatment for a film in fifteen scenes", uma súmula de quatro películas produzidas pelo músico norte-americano (dias 3 e 4); "aTençãoJAZZ", uma série documental de dez episódios, da autoria de Rui Neves, a qual traça uma história do jazz em Portugal (dias 5, 6, 7, 8 e 9); e os concertos "World Saxophone Quartet", do Jazz em Agosto de 1987 (dia 10) e Sun Ra Arkestra, do Jazz em Agosto de 1985 (dia 11).
No âmbito das comemorações da 30ª edição do festival Jazz em Agosto, a Fundação Calouste Gulbenkian apresenta, a 2 de agosto, o livro "Partidas/Chegadas – Novos Horizontes no Jazz". A reflexão do que o evento representou e continua a representar na divulgação deste género musical, com breves ensaios e uma discografia seletiva de 50 músicos e formações que atuaram no Jazz em Agosto e que contribuíram para o que é hoje a sua identidade. Aos interessados, a aquisição dos bilhetes pode ser feita no edifício-sede da Gulbenkian (de segunda a sábado, das 10 às 17.45 horas), no CAM (de terça a domingo, das 10 às 17.45 horas ou uma hora antes dos concertos) ou online. Quem vai?

Sem comentários:
Enviar um comentário