04 junho 2013

Com as férias à porta / Monte do Giestal


O imponente sobreiro com mais de 300 anos dá o mote para o nome de um lugar que preguiça na planície alentejana: o Monte do Giestal. A soma de dez casas de traça tradicional, para umas férias entregues aos descanso em família e com os amigos, no conforto do campo tricotado por uma paisagem salpicada pelo verde do montado, com mais de 70 hectares, da antiga propriedade da família de Guida e Pedro Silva, os mentores do projeto das Casas de Campo & Spa. Depois de uma simpática visita na companhia da atual proprietária, e de conhecer o Jotinha – a mascote do sítio –, chega a vez do ócio. Vamos a um mergulho? Na piscina interior, integrada no spa do Monte do Giestal, onde as massagens são feitas mediante pré-reserva. Ou ao ar livre. A experimentar! Nos dias soalheiros que se avizinham neste mês dos santos populares, nada melhor que aproveitar a piscina do exterior. Os miúdos vão adorar! Sem esquecer o parque infantil, com vista para a casinha do Xuxas, que vão ter de descobrir de quem se trata…



De volta à nossa visita, a noite termina com um manjar dos deuses, com os produtos típicos do Alentejo à mesa e em boa companhia. Para abrir o apetite, há azeite da propriedade, queijo e enchidos de porco preto, seguido de um bacalhau à Giestal, com puré de batata acompanhado com vinho a preceito, e de porco preto com migas de espargos com batata doce. A rematar: Sericaia servida com favos de mel. Deliciados? 
A manhã acorda cedo com um passeio de bicicleta ou, porque não, uma caminhada pelo campo. E o pequeno almoço, claro está! Está, então, tudo a postos para um passeio todo o terreno por uma belíssima paisagem cravejada de esteva e rosmaninho e passagem pela ribeira de Corona. Um quadro da natureza que apetece levar na memória e dele desfrutar por uns instantes ou durante um piquenique preparado pelo Monte do Giestal. Ou visitar o Museu do Trabalho Rural, o antigo posto da GNR de Abela, convertido num espaço reservado à história retratada em imagens, artefatos e alfaias agrícolas, e livros dedicados às gentes e à terra de além Tejo, integrados numa interessante exposição permanente baseada no ciclo dos cereais e da história dos últimos dois séculos. Vale bem a pena! 



Antes de regressar ao Monte do Giestal – "é já ali!" – conhecemos o Belmiro, a Mariazinha e a Giesta, a amistosa família de burros, que denota uma enorme felicidade por poder provar uma dose extra de iguarias a que tem direito. E porque a hora do almoço estava a começar a passar no tempo, rumamos ao complexo de minas do Lousal, para um repasto bem alentejano no restaurante Armazém Central, onde somos gentilmente recebidos por Fernanda Calado, que nos presenteia com o Grupo de Cantares Alentejanos, vozes que "alimentam a alma", mas que estão quase a chegar ao fim… À mesa espera-nos a cozinha típica da região, uma inquietação para o palato e um alento para a alma, rematada pelo licor do mineiro feito com mirtilo e poejo. Brindemos! 
Mas o tempo insiste em seguir em frente e eis que chega a hora de partir, ainda com tanto para explorar… Recomendamos! Agora a localização: Monte do Giestal, em Abela, Santiago do Cacém. Vão?

Sem comentários: