23 maio 2013

Viagem a Lisboa na Oficina do Duque


Faz hoje uma semana que embarcámos numa viagem memorável pelos eternos sabores lisboetas. Onde? No n.º 43 A da pacata Calçada do Duque, em Lisboa. Falamos do Oficina do Duque que, num fim de dia descontraído e muito animado, apresentou uma carta deleitosa com a assinatura do chef Rui Rebelo, cujo dom favorece a cozinha criativa numa fusão perfeita entre os ingredientes tradicionais da gastronomia que é tão nossa e os sabores retidos em boa memória. Partimos à descoberta? 
Ora, vamos ao repasto. Para petiscar em pé: Sardinha, azeite e azeitona (tostinha com pasta de azeitona e pasta de sardinha e rúcula) e pato, arroz e laranja (bolinhas de arroz de pato). Para começar: Pão e miudezas (de frango e pato ligadas com vinho do Porto) e o mítico, e sempre divinal, caldo verde desdobrado em azeite, couve e chouriço. Recomendamos. Dos mares veio o bacalhau fresco acompanhado por nabo e pimentos; da terra, foi servido o boi bravo com batatas e alho. A rematar: Ovos, leite e açúcar, ou seja, leite creme, mas servido de uma forma deliciosamente especial. A provar e… aprovado! E porque um excelente jantar quer-se em boa companhia, a Viagem em Lisboa à mesa do Oficina do Duque rendeu-se aos vinhos da Herdade do Rocim (Olho de Mocho Rosé 2011, Herdade do Rocim Branco 2011 e Herdade do Rocim Tinto 2010) – e nós também –; e contou com a presença de desconhecidos que partilharam ideias e ideais, partituras da vida e gargalhadas, mesmo de quem veio "arrastado" ou não fosse este um evento promovido pela Table & Friends
Ao longo do serão declamou-se poesia, editada e inédita, de Daniel Lourenço (blog Mar da Palha), que caminhou pelo "Chiado", ora como "Argonauta" ora em "Etílico", remetendo-se, depois, ao silêncio do "Jardim Secreto" através de vocábulos poéticos e rimas casadas a preceito, enquanto a cidade das sete colinas surgia encantadora em imagens ritmadas, pela Too Good To Be True, e acompanhadas pela música da editora Clean Feed. Mas não nos podemos esquecer do desafio lançado por Tiago Leal, da Miss Lisbon – responder a perguntas sobre capital; quem respondesse acertadamente ganhava uma T-shirt alusiva a Lisboa – asseguramos que houve vencedora. A organização do evento esteve nas mãos da Ezimut, por Diogo Madeira.
Relembramos que o Oficina do Duque é um projeto de Rui Rebelo e dos sócios, Mónica Coutinho e Pedro Sacramento, pensado para retemperar a alma e criar infindáveis desafios ao palato. A ir!

[Boi bravo, batatas e alho • chef Rui Rebelo / Foto gentilmente concedida por Too Small To Fail ]

Sem comentários: