21 maio 2013

Criatividade x Desconforto / Creative Jam / XV Festival CCP


O desafio está lançado. Agora há que deixar a tão falada zona de conforto e mostrar o quão criativos podemos ser. Falamos do Creative Jam CCP – semana da criatividade de Lisboa, na qual está integrado o 15.º Festival do Clube de Criativos de Portugal (CCP), que, ao longo de cinco dias, vai conviver com o desconforto, o tema eleito como agente de mudança e motor da economia. 
No alinhamento do programa constam as conferências do CCP: as POW! (powerful, original and wonderful). A POW!Creative (22 de maio), a POW!Preview (23 de maio), POW!Escolas e POW!Industry (24 de maio). Por sua vez, a ETIC é palco de duas masterclasses – a "Naked", sobre o nu fotografado e o nu desenhado (22 de maio), e a de fotografia (23 de maio) –, bem como o workshop start-up Lisboa aberto a empreendedores criativos (24 de maio). Em paralelo, a Central Station (antiga estação do CCT, junto ao Mercado da Ribeira) reúne uma série de exposições que não vai querer perder! A anotar: Interpretações gráficas de excertos do "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, sob o tema "O desassossego do desconforto"; ilustrações da autoria de 33 ilustradores que põem a nu o estado da ilustração em Portugal; o "Twitagram das escolas"; a Shortlist e os premiados do XV Festival do CCP, com os melhores trabalhos do ano da criativade nacional; e exposições de fotografia, com "Monografia", de Carlos Ramos, "1,35'', Kameraphoto, "A tempestade é diretora de arte", de Nuno Leal, e "Sharing", de Zé Ricardo Cabaço. Tudo com estrada livre, podendo visitar ainda os espaços reservados às 25 marcas criativas e de criativos, e a Alter Ego Art Gallery, onde as fronteiras da arte são desafiadas por 15 criativos. Perto dali, na Brand Gallery, decorre a mostra "Um produto moderno" que remete para uma viagem pela publicidade entre anos 1950' e 1970'. 
A ir de 22 a 26 de maio. Embora a festa comece esta noite, na LX Factory, com os criativos de Portugal a recitarem anúncios acompanhados pelo som de um piano, num longo "Desconforto poético" (22.30 horas)… seguido pela aguardada festa de abertura do Festival CCP, o Jingle Jam!, com Joaquim Albergaria (Paus), Riot (Buraka Som Sistema), Miguel Nicolau (Memória de Peixe) e Francisco Ferreira (Capitão Fausto). Vão?

Sem comentários: