Festa do cinema italiano / Portugal e Angola

Em 2013, o melhor da cinematografia italiana está em festa de norte a sul do país e na Madeira, com um cartaz inspirado nos policiais italianos dos anos 1970'. A receber o eventão estão as cidades de Lisboa (21 a 28 de março), Coimbra (2 a 5 de abril), Porto (4 a 7 de abril), Funchal (11 a 14 de abril) e Loulé (19 a 21 de abril). E não só! No final da primavera o evento ruma a Luanda (6 a 9 de junho).
Falamos do regresso antecipado da 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, para celebrar a sua 6.ª edição numa nova casa, o Cinema São Jorge, partilhada com o Teatro do Bairro, no Bairro Alto, ambos em Lisboa. Com uma aposta forte no western spaguetti e nos policias italianos da década de 70, a abertura do evento é marcado pela presença do realizador Marco Tullio Giordana, na estreia do próprio filme "Romanzo di una strage" (dia 21 / São Jorge / 21.30 horas). Com destino a Lisboa estão também os cineastas Salvatore Mereu, com a obra "Bellas mariposas" (dia 23 / São Jorge / 19.15 horas), Paolo Genovese, autor de "Una famiglia perfetta" (dia 23 / São Jorge / 21.30 horas), e o jovem autodidata Alesso di Zio, a quem é feita uma homenagem com a Sessão Especial Il Corto (dia 26 / São Jorge / 21.15 horas).
A 6.ª edição da 8 1/2 Festa do Cinema Italiano apresenta ainda os melhores filmes da última temporada em Itália, em Panorama; sete novos filmes, em Competitiva; ciclos de retrospetiva do cinema di genere, em Focus: Mani in Alto!; um tributo aos 50 anos de "8 1/2", de Frederico Fellini, e de "Il gattopardo", de Luchino Visconti, em Amaracord; seis curtas, em Il Corto; um conjunto de filmes de autores que sobressaem no panorama italiano e internacional, em Altre Visioni, a nova secção do festival; e o documentário "Benfica-Torino 4-3", de Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo, em Sessões Especiais. E, uma vez que "o cinema é uma fatia de bolo e não uma fatia da realidade", o dia 24 de março termina com um cinejantar na Associação dos Sabores – Centro das Artes Culinárias, do antigo mercado Santa Clara, onde é projetado o mais célebre repasto da cinematografia italiana, "Miseria e nobiltá", acompanhado por um jantar inspirado na divertida obra de Mario Mattoli. A sessão de encerramento conta, por sua vez, com a exibição de "La migliore oferta", de Giuseppe Torntore (dia 28 / São Jorge / 21.30 horas), seguido de um concerto ao vivo de Calibro 35, no Ritz Clube, ao ritmo da atmosfera policial da década de 70 em Itália. Para anotar na agenda e ir!
Sem comentários:
Enviar um comentário