19 setembro 2012

Cinema francês em festa pelo país

10 cidades. 17 salas. 6 secções. 52 filmes. 137 projeções. 20 antestreias. Falamos da 13.ª Festa do Cinema Francês. A mostra cinematográfica mais aguardada do ano, organizada pelo Institut Français du Portugal, com um programa alargado do cinema francês em Lisboa (4 a 14 de outubro), Almada (10 a 14 de outubro), Faro (16 a 21 de outubro), Porto (22 a 28 de outubro), Coimbra (25 a 31 de outubro) e Guimarães (4 a 9 de novembro), com o ciclo Vivre Ensemble nas Universidades de Lisboa e Évora, no Cineteatro de Estarreja, no Auditório Municipal do Seixal e no Auditório Municipal de Setúbal, e a confirmação, até à data, da presença de 13 artistas, com especial destaque para Maria de Medeiros, a madrinha do evento deste ano. A realizadora e atriz portuguesa virá a Lisboa (entre 9 e 14 de outubro) apresentar os seis filmes que escolheu para a sua secção.
Na lista de antestreias contam-se duas longas metragens – "La Pirogue", de Moussa Touré, e "Paulette", de Jérôme Enrico, o filme de inauguração, marcada para 4 de outubro, às 21 horas, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, em Lisboa, com a presença da atriz Dominique Lavanant. Sem esquecer o prémio do público. O dia 13 de outubro é marcado por dois filmes imperdíveis – "indignados", de Tony Gatlif, e "Portugal, os caminhos da incerteza", de François Manceaux – seguidos de uma mesa redonda. A ir!
Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, é feito o merecido tributo a Olivier Assayas. Com mais de 30 anos de carreira, o realizador, argumentista e antigo crítico de cinema é homenageado graças ao seu contributo para o reconhecimento do cinema francês. No Espaço Nimas há, por sua vez, lugar para a retrospectiva de Jacques Audiard, com a exibição de seis dos seus filmes. Para os miúdos e graúdos fica o convite para o Universo da Animação, que inclui, este ano, a retrospectiva de Jean-François Languionie, com a apresentação de três filmes da autoria do cineasta francês.
Em paralelo, a RTP2 associa-se, ao longo do mês de outubro e até 4 de novembro, à 13.ª Festa do Cinema Francês. A programação conta com a exibição de oito longas metragens no Sessão Dulpa e uma seleção de curtas no Onda Curta.
Eis uma excelente oportunidade para ver o que de melhor se faz no cinema francês. Não fique em casa!

Sem comentários: