03 agosto 2012

O papel do documentário | docLisboa'12

A pensar o cinema como campo artístico e político, e como reflexo da realidade, a 10.ª edição do docLisboa traz propostas de documentário nacional e internacional com profundas transformações. A começar pelo corpo do festival, com a criação de duas secções – Cinema de Urgência, destinado a filmes que documentam e testemunham acontecimentos, no sentido de desafiar os cineastas a repensarem o cinema como ação directa e exercício concreto de cidadania; e Verdes Anos, uma plataforma que dá voz aos jovens cineastas, ainda em contexto de formação, de mostrarem as suas primeiras obras.
Estamos, portanto, perante um festival mutante, com um novo logótipo e uma nova direção, que se assume como coletiva, e dirigida por quatro mulheres: Ana Jordão, produtora de teatro e cinema, a produtora Cinta Pelejà, Cíntia Gil, produtora e professora de cinema, e Susana de Sousa Dias, professora na Faculdade de Belas Artes e realizadora.
O docLisboa traz ainda duas retrospetivas – "United We Stand, Divided We Fall", uma viagem pelo cinema coletivo entre os anos 1960' e 1990', e a obra integral da realizadora belga Chantal Akerman, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu. De 18 a 28 de outubro. Um festival imparável a não perder!

Sem comentários: