01 agosto 2012

Jazz 2012 | Gulbenkian | Teatro do Bairro

Concertos únicos atestam a diversidade e renovação do jazz. Falamos da 29.ª edição do Festival Jazz em Agosto 2012, que traz a Lisboa figuras históricas e novos valores, a marcar o presente do universo deste género musical tão apetecido nas noites de verão. Com seis concertos no Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian (21.30 horas), irradiando boas sonoridades até ao Teatro do Bairro (22.30 horas).
A abrir a edição ao ar livre, o lendário músico americano de 75 anos Sunny Murray, apresenta-nos o Sunny Murray Trio (dia 3). Segue-se o jovem quinteto britânico Led Bib (dia 4), Misha Mengelberg e Evan Parker (dia 5), os norte-americanos Matthew Shipp Trio (dia 10) e Marilyn Crispell & Gerry Hemingway (dia 11), o sexteto norte-americano Ingebrigt Håker Flaten Chicago Sextet do norueguês Ingebrigt Håker Flaten (dia 12). O palco do Teatro do Bairro, no Bairro Alto, recebe, por sua vez, três concertos arrojados e experimentais complementados por um afterhours com DJ's. A começar, o quinteto português Nuova Camerata, seguido de unDJ MMMNNNRRRG, do autor de BD alternativa Marcos Farrajota (dia 7). Os britânicos trio VD exploram sonoridades num dia (8) que termina com a performance do francês eRikm. A fechar, o trio Das Kapital, inspirado pelo compositor Hanns Eisler, e DJ Sniff, do Japão (dia 9).
A programação inclui ainda a exibição inédita de filmes documentais, no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian e uma conferência com o crítico de jazz Brian Morton. A ir!

Sem comentários: