07 agosto 2012

Groom | Louis Vuitton

Em 1921 era criado um slogan publicitário para assinalar a abertura da primeira loja Louis Vuitton nos Champs Elysées, em Paris: "Mostra-me as tuas malas e dir-te-ei quem és". No anúncio, junto com o slogan, figurava uma ilustração de um bagageiro de hotel carregando as malas de um hóspede. Era o início do século XX marcado como a era dos sumptuosos hotéis de luxo, das grandes viagens às grandes capitais, onde os viajantes versados, durante as viagens, colecionavam autocolantes e insígnias dos hotéis visitados, para as usarem como elementos decorativos dos seus baús Louis Vuitton. Assim, como homenagem à relação original da Vuitton ao mundo fantástico das viagens e dos hotéis de luxo, o porta-chaves Groom recupera a imagem dos bagageiros, um funcionário discreto que via de antemão a generosidade de uma futura gorjeta, observando simplesmente a mala do cliente. Curiosidade deliciosa: de acordo com um jornal da altura, bem informado, os porteiros e bagageiros marcavam a bagagem do cliente, literal e figurativamente, em função de como e onde colocavam as etiquetas do seu hotel - "muito generoso", "mau", "antipático mas bem", "sem experiência em viagens" ou, sem mentiras, "sanguessuga desagradável". Aos amantes muito generosos das viagens: o porta-chaves certo, a homenagem merecida.

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