19 julho 2012

Miguel Amado | Bienal de Veneza 2013

Eis o nome do comissário da representação oficial de Portugal na 55ª Exposição Internacional de Arte, Bienal de Veneza, a decorrer entre Junho e Novembro de 2013: Miguel Amado. O anúncio partiu de Samuel Rego, diretor-geral da DGArtes: “Fica assim consolidada a intenção de investir na projeção do nosso país no mundo através de artistas e profissionais da arte contemporânea com reconhecimento já conquistado e, simultaneamente, com elevado potencial de afirmação a nível internacional. A articulação da criatividade e das competências tanto de Joana Vasconcelos como de Miguel Amado garantem uma representação nacional de excelência na próxima Bienal de Veneza.”
Natural de Coimbra, Miguel Amado, convidado, em 2011, a trabalhar como curador para um dos museus da Tate, o St. Ives, em Londres, afirma que Joana Vasconcelos
, a reconhecida artista plástica com uma exposição individual a decorrer no Palácio de Versalhes, "realizará um projeto que cruzará o imaginário português com a simbologia veneziana". Do trabalho conjunto destaca-se "Sem rede", uma exposição antológica da artista no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém (Lisboa, 2010), assim como as exposições coletivas "Em jogo" (Centro de Artes Visuais, Coimbra, 2004) e "18 presidentes, um palácio e outras coisas mais" (Palácio de Belém, Lisboa, 2008) ou a exposição individual "Bordaliana" (Fundação PLMJ, Lisboa, 2009).

Sem comentários: