07 março 2012

À prova de fogo e de bala | Andrea Inocêncio

As mulheres são as personagens principais da exposição "À prova de fogo e de bala", de Andrea Inocêncio, que as vê como "as protagonistas dos processos de socialização e de integração cultural através da educação das crianças. Penso, não só, na figura da mulher como mãe-educadora e de suporte familiar, mas também como a sua imagem se tornou poderosa no âmbito religioso, erótico e publicitário."
No fundo, são super-heroínas, imagens femininas baseadas em personagens de banda desenhada protagonistas de uma série de 13 foto-pinturas e de dois vídeos documentais. Um trabalho que contou com a colaboração de 15 mulheres e crianças, entre os 10 e os 60 anos, através da participação voluntária em workshops de criação artística realizados em parceira com a UMAR – Açores, Delegação da Terceira e de S. Miguel, com a Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores de Ilha Terceira e com o apoio da Direcção Regional da Cultura dos Açores.
De portas abertas a partir de amanhã, por volta das 21.30 horas, na Galeria Municipal de Arte de Almada, no âmbito das Comemorações Municipais do Dia Internacional da Mulher | 2012. Para ver até 5 de maio.

Sem comentários: