Em Estremoz, a noite começa com uma visita à Herdade das Servas, propriedade dos irmãos Carlos e Luís Serrano Mira. Ao todo são 220 hectares num lugar de partilha da experiência e da tradição, de vinhos com história, o reflexo de "Alentejo de corpo e alma" numa das mais antigas famílias na produção de vinho da região, história que remonta a 1667. Constituída a 15 de fevereiro de 1999, a Serrano Mira – Sociedade Vinícola, S.A. | Herdade das Servas aposta no enoturismo, para receber e mostrar o processo de criação dos néctares de Baco, sem esquecer a degustação vínica e a gastronomia alentejana, uma experiência única em comunhão com o vinho Herdade das Servas.
Após um repasto convertido numa ode à cozinha alentejana, rumamos a Vila Viçosa, para o Alentejo Marmòris Hotel & Spa erigido num antigo lagar de azeite. Uma sonata à nobreza do mármore, sobretudo ao português (95 por cento do mármore é nacional), pedra tão cobiçada pelos árabes e a essência do negócio de uma família dona de uma hospitalidade genuína e que bem sabe receber em sua "casa".
As boas vindas são dadas à entrada, onde as peças decorativas e o chão em mármore, dominado pelo negro e o dourado, de onde sobressai o logótipo do hotel, determinam a imponência deste lugar inimaginável.
Integrado na cadeia Small Luxury Hotels of the World (SLH), a sumptuosidade deste cinco estrelas familiar acolhe a suite árabe, "uma homenagem aos principais compradores do mármore", reforça Maria Ana Alves, a sócia-gerente do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, a qual foi inaugurada pelo Embaixador dos Emirados Árabes. E um restaurante, o Narcissus Fernandessi, de portas abertas para a rua, convidando os de lá e os de fora a experimentar a cozinha alentejana reinterpretada pelo chef Pedro Mendes e servida, nesta altura do ano, sob a batuta das cores outonais numa cozinha que determina o arrojo e, ao mesmo tempo, os sabores genuínos da gastronomia alentejana, "para começar" em grande e terminar com pratos "de inspiração conventual", pois "o que é doce nunca amargou". Para acompanhar, a carta de vinhos fica a sugestão do néctares dos deuses além Tejo. No fim do repasto, o convite é dirigido aos apreciadores de cognac ou de champanhe na cave do hotel.
Divirta-se e aproveite para conhecer o Paço Ducal, o Castelo e a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa; e as pedreiras da família Alves, para conhecer o savoir-faire associado à extração do mármores.
Sem comentários:
Enviar um comentário